A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada em Águas Lindas, depois 15 anos na Região Episcopal São Vicente Paulo, retorna para Região Episcopal Menino Deus, com protocolo pastoral assinado pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na quarta-feira (06) de agosto, dia da Transfiguração do Senhor.

A necessidade da troca de região da paróquia foi observada durante as Visitas Missionárias Pastorais realizadas de março a agosto de 2019, pelas comemorações dos 300 anos da Diocese de Belém e da criação da oitava Região Episcopal Nossa Senhora Ó, que foi desmembrada da Região Menino Deus.

Após considerar as novas configurações de limites paroquiais e ouvir o Pároco Padre José Possidônio do Nascimento e os Vigários Episcopais da Região Menino Deus, Padre Ederaldo da Mata e da Região São Vicente, Padre André Teles foi decidido a mudança de região da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Hoje com oito comunidades a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, é a segunda paróquia criada por Dom Vicente Joaquim Zico. A instalação ocorreu no 30 de setembro de 1994, sendo desmembrada das paróquias Nossa Senhora das Graças e Cristo Rei e durante 11 anos ficou na Região Menino Deus. Em 2005 com criação de Região Episcopal São Vicente de Paulo deixou a Região Menino Deus para fazer parte da nova região.

Região Episcopal Menino Deus

A Região Episcopal Menino Deus é uma das três mais antigas da Arquidiocese e foi desmembrada pela segunda vez. A primeira foi  no dia 31 de maio de 2005 para criação da Região São Vicente de Paulo e  a segunda no dia 26 de maio de 2019 para criação da Região Nossa Senhora do Ó. Nesta ocasião o Padre Ederaldo da Mata Silveira assume como Vigário Episcopal para a Região Menino Deus e o Padre Hélio Fronczack como o primeiro Vigário Episcopal da Nossa Senhora do Ó.

Com desmembramento a região Menino Deus continua a abranger Marituba e Ananindeua, e reduziu de 20 para 14 paróquias. Agora com acréscimo da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, passa a ter 15 paróquias sendo elas: Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos, São Pio X e Santa Teresinha do Menino Jesus- Águas Lindas e as  Áreas Missionárias São Paulo Apóstolo, Perpétuo Socorro (Canaã) e a Área Missionária Santíssima Trindade.

Região Episcopal São Vicente de Paulo

A Região São Vicente de Paulo foi criada no dia 31 de maio de 2005, desmembrada da Região Episcopal Menino Deus e possuía 16 paróquia, com a saída da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus- Águas Lindas, ficará com 15 paróquias sendo elas:  Cristo Rei, Santa Paula Frassinetti,  São Lucas Evangelista, Divino Espírito Santo, Santa Rita de Cássia, São Vicente de Paulo, Mistério da Transfiguração do Senhor, Santo Inácio de Loyola, Nossa Senhora de Guadalupe, Cristo Peregrino, São José Operário, Nossa Senhora do Amparo, Santo André Apóstolo , Santa Maria Mãe de Deus e Santíssimo Redentor.

Regiões Episcopais na Arquidiocese

As Regiões Episcopais na Arquidiocese de Belém foram criadas em 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, oitavo Arcebispo de Belém (1990-2004), na época criou-se as Regiões de Menino Deus, Santa Cruz, Sant’Ana que atendiam a capital, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que atendia Capanema e São José atendia Castanhal e as proximidades.

Com a criação de outras dioceses, como Castanhal e Bragança, a área atendida pela Arquidiocese de Belém reduziu-se às regiões Menino Deus, Santa Cruz, Sant’Ana. A partir dessas foram criadas Santa Maria Goretti, São João Batista, São Vicente, Coração Eucarístico de Jesus e Nossa Senhora do Ó.