“Corações Ardentes, Pés a Caminho”

A Arquidiocese de Belém tem a alegria de convidar para Ordenação Episcopal do novo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Paulo Andreolli, neste sábado da Oitava da Páscoa, dia 15, às 9h, na Catedral Metropolitana. O momento também será transmitido ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese (Rádio Nazaré, Tv Nazaré e Redes Sociais) (Clique aqui para acessar).

A Solenidade de ordenação terá como bispo ordenante, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém (PA) e como Co-ordenantes Dom Bernardo Johannes Bahlmann O.F.M., Bispo da Diocese de Óbidos (PA) e Dom Adolfo Zon Pereira S.X., Bispo da Diocese de Alto Solimões (AM).

A cerimônia contará também com Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, os bispos do Regional Norte II (Pará e Amapá), e outros convidados, são esperados cerca de 17 bispo. Entre os convidados está o amigo de Dom Andreolli, Dom Karel Marinus Choennie, bispo de Paramaribo (Suriname) e Dom Giuliano Brugnotto, que além da amizade, é bispo de Vicenza sua da terra natal. Também Dom Adolfo Zon Pereira S.X., bispo também Xaveriano que será um dos co-ordenantes. Todo clero da Arquidiocese também se fará presente na solenidade.

Dom Paulo Andreolli será é o 8° Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi nomeado pelo Papa Francisco na manhã do dia 1º de fevereiro. Neste mesmo momento o Dom Alberto fazia pronunciamento ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese, em destaque dizia que “Padre Paulo Andreolli, Sacerdote Missionário Xaveriano, vem somar a Dom Antônio e a mim na disposição do serviço ao Povo de Deus. Que seja bendito o que vem em nome do Senhor!”.

Vida e Missão

Paulo Andreolli nasceu no dia 16 de dezembro de 1972, em Vicenza (Itália). Ingressou com os Missionários Xaverianos em 15 de setembro de 1984. Fez a primeira profissão religiosa em 21 de agosto de 1994 e a profissão perpétua no dia 05 de março de 2000.

Foi ordenado Diácono no dia 06 de março de 2000 e presbítero no dia 17 de setembro do mesmo ano. De 2000 a 2007 atuou na Animação Missionária e Vocacional e Coordenação de COMIPAs área pastoral da Diocese de Milão – Itália.

Missão no Pará

De 2007 a 2013, foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Félix do Xingu – PA, Prelazia do Xingu. De 2013 a 2017, foi Pároco na Paróquia de Tucumã – PA, Prelazia do Xingu. Trabalhou de 2017 a 2019 na Animação Missionária e Vocacional com os Xaverianos e no COMIRE Norte 2 e colaborou na CRB, Subnúcleo 2 em Belém – PA, com uso de Ordem na Arquidiocese de Belém, na Paróquia São Francisco Xavier, desde 2017.

Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belém do Pará

1° Dom Frei Tadeu Henrique Prost (1962 a 1992), 2° Dom Milton Corrêa Pereira (1962 a 1967), 3° Dom Frei Alano Maria Pena, (1975 a 1976); 4° Dom Carlos Verzeletti (1996 a 2004), 5° Dom Teodoro Mendes Tavares-(2011 a 2015); 6° Dom Irineu Roman, (2014 a 2020).

Atualmente a Arquidiocese conta com dois bispos auxiliares:  7° Dom Antônio de Assis Ribeiro, desde 2017 e 8° Dom Paulo Andreoli a partir deste ano de 2023.