O Óbolo de São Pedro e sua ajuda ao redor do mundo

“Solidariedade católica ao serviço pastoral e caritativo do Papa”

Você já ouviu falar sobre o óbolo de São Pedro? É uma maneira especial pela qual os católicos podem expressar solidariedade e comunhão com o Papa, oferecendo uma ajuda financeira para ajudá-lo em sua missão pastoral e de caridade. A palavra “óbolo” significa uma pequena moeda ou uma doação voluntária. Essa tradição tem suas raízes nos primeiros séculos da Igreja.

Naquela época, os cristãos costumavam enviar doações ao bispo de Roma para ajudar os fiéis que estavam enfrentando pobreza, perseguição ou exílio. Com o tempo, essa prática se tornou um símbolo de união entre os fiéis e de responsabilidade mútua na evangelização do mundo. Atualmente, o óbolo de São Pedro é coletado nas paróquias no dia 29 de junho, durante a festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo, ou em outra data definida pelos bispos locais. No Brasil a celebração é ajustada para o Domingo mais próximo, neste caso a coleta será nos dias 1 e 2 de julho, quando celebraremos Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

Você sabia que o destino dessas doações é decidido pelo próprio Papa? Ele utiliza o óbolo de São Pedro para atender a diversas necessidades ao redor do mundo, principalmente em países mais pobres e carentes. As doações contribuem para obras como assistência a refugiados, migrantes, doentes, idosos, crianças e vítimas de guerras e desastres naturais. Além disso, o óbolo também ajuda igrejas locais com dificuldades, promove a paz e a justiça, apoia a formação de líderes religiosos e leigos, e mantém a Cúria Romana e os meios de comunicação do Vaticano.

Dessa forma, o óbolo de São Pedro se torna uma expressão concreta da caridade cristã, onde gestos de compartilhamento e fraternidade fazem a diferença. Ao contribuir com essa doação, os fiéis estão colaborando com a missão global da Igreja e ajudando o Papa a cuidar daqueles que mais precisam. Além disso, o óbolo é uma maneira de reconhecer e agradecer ao sucessor de São Pedro pelo seu serviço em unir, inspirar e trazer esperança para toda a comunidade católica.

E se você pudesse fazer parte dessa corrente de solidariedade? Neste fim de semana, convidamos você a participar das celebrações em sua paróquia e contribuir com o óbolo de São Pedro durante o ofertório. Juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam dificuldades ao redor do mundo. Sua doação, por menor que seja, é valiosa e pode ajudar o Papa a levar ajuda e esperança a tantas pessoas necessitadas. Vamos unir nossos corações e mãos em um gesto de amor e generosidade. Abrace essa oportunidade de contribuir com a missão da Igreja e compartilhar o cuidado e a solidariedade com o próximo. Não deixe de participar e faça sua doação no ofertório. Juntos, podemos fazer a diferença!

Alan Monteiro da Silva
Arquidiocese de Belém