A Arquidiocese de Belém vem a público esclarecer informações divulgadas recentemente por um veículo de imprensa local, que trouxe especulações sobre mudanças no governo da Arquidiocese e o futuro de Dom Alberto Taveira Corrêa, nosso Arcebispo Metropolitano. As especulações publicadas, que sugerem de forma sensacionalista a entrega de uma carta de renúncia por parte de Dom Alberto em 2025 e afirmam sua decisão de permanecer em Belém após a renúncia, carecem de confirmação oficial e de uma apuração jornalística rigorosa. Tal abordagem desrespeita os princípios fundamentais do jornalismo, como a verificação dos fatos antes de sua divulgação.

A renúncia de um bispo diocesano, conforme estabelece o Código de Direito Canônico (Cân. 401 – §1), é uma norma canônica aplicável a todos os bispos que atingem 75 anos de idade, solicitando que apresentem sua renúncia ao Papa, que avaliará as circunstâncias pertinentes. Pode ser “considerado prorrogado até quando não for comunicada ao interessado a aceitação da renúncia ou a prorrogação, por um tempo determinado ou indeterminado, contrariamente ao que, em termos gerais, estabelecem os cânones”.

Vale lembrar que Dom Vicente Joaquim Zico, o oitavo Arcebispo Metropolitano de Belém, teve mandato entre 1990 e outubro de 2004, quando Dom Orani João Tempesta foi nomeado como seu sucessor. Nesta data, Dom Zico estava com 77 anos de idade. Caso mais recente é o de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, atualmente também com setenta e sete anos, ainda no ofício. São exemplos de bispos que tiveram seus mandatos estendidos pelo Santo Padre. Aliás, trata-se de uma normativa não apenas destinada aos bispos, mas também a padres e titulares de cargos especiais.

Contrariamente às alegações sem fundamento, e levando em conta que a decisão sobre a residência de um bispo emérito é de sua livre escolha, nunca foi objeto de discussão pública por parte de Dom Alberto ou da Arquidiocese suas intenções futuras relacionadas ao assunto.

Dom Alberto, com 73 anos e uma trajetória ilustre de contribuições à Igreja Católica, em especial à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e à Santa Sé, mantém-se em plena atividade e missão, inclusive já compromisso agendados para todo ano de 2025, gozando de perfeitas condições de saúde frente ao seu ministério e ofício eclesiástico.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a verdade, estando sempre abertos para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas à Igreja Católica Apostólica Romana e à Arquidiocese de Belém do Pará.

Reafirmamos que especulações não serão endossadas por nossa instituição. A Assessoria de Comunicação da Arquidiocese permanece à disposição para fornecer informações precisas e confiáveis, contribuindo para uma compreensão clara e objetiva sobre assuntos de interesse público.