Atualizado em [09 de janeiro de 2024]

Começaram as mudanças pastorais na Arquidiocese de Belém para o ano de 2024. Este processo inclui as tradicionais transferências e alterações nas funções dos padres, visando aprimorar o trabalho pastoral e proporcionar uma oportunidade de renovação tanto para os sacerdotes quanto para as comunidades paroquiais.

Este ano, além das alterações nas paróquias, ocorrerão mudanças na administração da Arquidiocese de Belém e nas Regiões Episcopais Menino Deus e Santa Cruz. Está prevista também a criação de novas paróquias e áreas missionárias.

Monsenhor Ronaldo de Souza Menezes foi nomeado, no dia 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, como o novo Vigário Geral da Arquidiocese de Belém.  Ele assumiu as funções de Ecônomo e Administrador da Arquidiocese, cargos anteriormente ocupados pelo Diácono João da Graça Rodrigues.  Monsenhor Ronaldo continuará como pároco da Paróquia São Geraldo Magela, deixando apenas a função de Vigário Episcopal da Região Santa Cruz, que passará para o Padre Gabriel Paes, pároco da Paróquia Santa Teresinha da Amazônia. Também continuam como Vigários Geral o Monsenhor Marcelino Ferreira e Monsenhor Agostinho de Sousa Cruz.

Na Região Menino Deus, o Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, pároco da Paróquia São Pio de Pietrelcina, assume a liderança. O Padre Vandilson Sousa Lima, deixará a função de Vigário desta Região e tornando-se pároco na Paróquia São José – Doca e Capelão da Capela Nossa Senhora de Nazaré – Fundação Nazaré de Comunicação, sucedendo o Cônego Sebastião Fialho, que partirá em missão para Brasília.

Nas paróquias, haverá troca de párocos em 10 delas, com posses realizadas pelos bispos entre 14 de janeiro e 10 de fevereiro. Ressalta-se a possibilidade de novas mudanças ao longo do ano, conforme a necessidade.

NOVAS PARÓQUIAS

– 7 de abril: Criação da Área Missionária Nossa Senhora do Cenáculo em Mosqueiro;

– Elevação da Área Missionária Menino Jesus, em Santa Bárbara, à categoria de paróquia.

POSSE DOS PÁROCOS

– 14 de janeiro: Padre Antônio Romário Cardoso da Silva (recém ordenado), como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora;

– 21 de janeiro: Padre André Luiz Almeida Gomes (recém ordenado), como novo pároco da Pároco da Paróquia São Marcos;

– 25 de janeiro: Padre Jefferson Miranda da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes;

– 27 de janeiro: Padre Ranielson Barata Cardoso (recém ordenado), como Pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus;

– 28 de janeiro: Padre Tadeu Flávio Santos dos Santos, como Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus;

– 30 de janeiro: Padre Vandilson Sousa Lima, como Pároco da Paróquia São José – Doca;

– 31 de janeiro: Padre Jonathan Arroyave Durango, como administrador da Área Missionária São João Bosco e Padre Igor Felipe Duarte Cerbino (recém ordenado), como Vigário Auxiliar;

– 04 de fevereiro: Padre Anderson Carlos Rocha dos Santos (ordenação 06/01/2024), como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Outeiro;

– 09 de fevereiro: Padre Dyovanne Navarro Monteiro Vieira,  como Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo;

– 10 de fevereiro: Padre Danilo Brandão dos Santos como Pároco da Paróquia São Clemente.

VIGÁRIOS PAROQUIAIS (Apresentação a partir de 1 de janeiro)

– Padre José Maria Leite Barbosa – Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis – Tapanã;

– Padre Joaquim Bizerril de Souza – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Jurunas;

– Padre Luan Fernandes Tavares (recém ordenado) – Vigário do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio;

– Frei Márcio Silvan Carvalho Matos – ajudante nas Paróquias São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Fátima em Icoaraci.

PADRES EM NOVAS MISSÕES

– Cônego Sebastião Fialho – Missão em Brasília;

– Padre José Maria da Silva Ribeiro – Missão em Brasília;

– Padre Paulo Felipe dos Santos – Missão em Recife.

Novas funções e o sentido eclesial

As trocas de padres em paróquias católicas são uma prática comum, motivada por diversas razões. Primeiramente, servem para promover renovação espiritual e pastoral nas comunidades. Cada padre traz consigo habilidades e estilos de liderança únicos, que enriquecem a experiência dos fiéis. Além disso, a mudança de ambiente oferece aos padres novos desafios e oportunidades de crescimento profissional e espiritual, prevenindo o comodismo e estimulando o desenvolvimento de novas competências. Essas trocas também atendem às necessidades específicas das dioceses, equilibrando a distribuição de recursos humanos entre as paróquias e respondendo a demandas demográficas ou a situações especiais.

Outro aspecto importante é a prevenção do personalismo, garantindo que o foco da comunidade permaneça na fé e na comunhão, e não na figura individual do padre. As transferências reforçam a natureza universal da Igreja Católica, fomentando a solidariedade entre as paróquias. Por fim, mudanças na vida pessoal ou na saúde dos padres também podem ser razões para suas transferências, sempre visando o bem-estar e a eficácia do seu ministério. Estas decisões são geralmente tomadas pelo bispo diocesano ou por uma autoridade eclesiástica superior, levando em consideração as necessidades da paróquia e as capacidades do padre.