“Vim para Servir” é o lema de Episcopado de Dom Irineu Roman

Na próxima quinta-feira (26), a Arquidiocese de Belém junto ao Povo de Deus se despede de Dom Irineu Roman, com Missa de envio e despedida, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré. A celebração contará com a participação de todo clero da Arquidiocese.

Ao longo dos 300 anos de história grandes homens deixaram suas marcas na Arquidiocese de Belém. Nesse tempo foram treze bispos, sete bispos auxiliares e dez arcebispos. Na gestão de Dom Alberto Taveira Corrêa, atual 10° Arcebispo Metropolitano, podemos destacar três nomes: Dom Vicente Joaquim Zinco, o Anjo da Arquidiocese de Belém, que faleceu no dia 4 de maio de 2015.

Dom Teodoro Mendes Tavares, um grande Missionário, quinto bispo auxiliar (2011 a 2015), atualmente Bispo da Diocese de Ponta de Pedras e Dom Irineu Roman, com sua simplicidade e generosidade que representa o Coração da Arquidiocese, repleto de amor ao próximo, está de partida para a uma nova missão, como primeiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santarém, a partir do dia 02 de fevereiro. (Veja como foi a nomeação)

O Arcebispo eleito de Santarém deixará aqui seu rebanho e a certeza que cumpriu bem a missão na Igreja de Belém. Foram 20 anos de dedicação como sacerdote e bispo auxiliar, com trabalho missionário sempre preocupado com mais necessitados, de conhecer e viver a realidade do seu povo, as Comunidades e as Pastorais.

“Nós perdemos, perdemos para ganhar juntamente pelo testemunho, o trabalho, a presença, a convivência dos três bispos em comunidade durante esses anos. Nosso Senhor leva Dom Irineu não para longe, mas para continuar o serviço da igreja, eu posso testemunha e faço também em nome de Dom Antônio, e faço com muita alegria, a competência e a dedicação inigualável de Dom Irineu ao serviço da Arquidiocese. Nossa Arquidiocese se orgulha em oferecer para Santarém esse novo Arcebispo, Dom Irineu Roman”. Palavras de Dom Alberto durante o anúncio de Dom Irineu como arcebispo eleito de Santarém.

Dom Irineu, na Arquidiocese de Belém

Chegou à Arquidiocese de Belém no dia 15 de julho de 1999, no mesmo ano, em 17 de outubro, tomou posse na Paróquia Santa Edwiges. Neste período de caminhada, como pároco, exerceu atividades na função de Vice-Diretor Ecônomo e Diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Dom Irineu, participou como membro do Conselho de Presbiteral, e ainda, exerceu a função até 31 de dezembro de 2013, como Vigário Episcopal da Região São João Batista. Também participou de forma permanente de cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado no dia 19 de março de 2014, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Vista Alegre do Prata- RS.

Ainda na Arquidiocese de Belém foi Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário Regional da CNBB Norte II e coordenou a Pastoral das Ilhas.

Pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém, na Fundação Nazaré, apresentou na Rádio Nazaré, com Pastoral das Ilhas e Comunidade Mar a Dentro, o programa “Entre Nós”. Também chegou a apresentar, por alguns períodos, o programa a “Voz do Pastor”. Já na TV Nazaré, ficou à frente dos programas “Comunidade Viva”, onde se relatava a dia a dia das pastorais, paróquias e eventos da arquidiocese. Já o “Em Família”, Dom Irineu conhecia os benfeitores da Família Nazaré, juntos com essas famílias realizava um momento de benção e oração.

Histórico

Dom Irineu Roman, nasceu no dia 10 de agosto de 1958, em Vista Alegre do Prata, do Rio Grande Sul. Na cidade que nasceu foi ordenado sacerdote da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, em 1° de janeiro de 1990, na Paróquia São José. Exerceu o cargo de Professor, Ecônomo e Vigário Paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas esteve no Seminário Menor em Fazendo Sousa – Caxias do Sul – RS. De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina – DF, até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo – SP.

Fotos Ascom ArqBelém, salim wariss Internet