Laudes 

oração das Laudes é uma das orações mais importantes da Liturgia das Horas, assim como as Vésperas. Antigamente a Liturgia das Horas era reservada a religiosos, no entanto, após o Concílio Vaticano II, ela passou a ser rezada também por diversos leigos. Ela é igual em cada país, fomentando a unidade espiritual da Igreja Católica.

“Pois a ti suplico, Senhor, já de manhã ouves a minha voz, bem cedo te invoco e fico esperando.” (Sl 5, 4).

A palavra laudes vem do latim louange e celebra os benefícios de Deus em um novo dia que se levanta. As Laudes correspondem à oração da manhã da Liturgia das Horas. É uma oração composta de um hino, uma leitura e diversos salmos, que nos permitem consagrar a Deus o início do nosso dia. Ainda sem nenhuma preocupação do dia, colocamo-nos entre as mãos do Senhor através dessa oração antiga e completa e agradecemos por todos os Seus benefícios.

As Laudes são a oração da manhã mais rezada no mundo: todas as comunidades e instituições religiosas, os mosteiros e todos os padres costumam rezá-la, respeitando a Regra de São Bento, rezando o ofício das horas.

As Laudes são uma oração magnífica, geralmente rezada em comunidade, mas elas também podem ser rezadas em família ou ainda estando só.

Como rezar as Laudes?

O passo a passo: Invitatório

O ofício começa pelos versos de introdução:
“Abri os meus lábios, ó Senhor.
E minha cora anunciará vosso louvor.”

Em seguida, tem-se o Hino. Ele pode ser cantado ou recitado de pé, e ele muda a cada dia. Ele inicia o ofício, louva a Deus e canta sua bondade.

Os salmos

O Invitatório é seguido da salmodia, a qual trata-se de um salmo, um cântico do Antigo Testamento e um salmo de louvor, os quais são salmodiados (cantados) ou recitados pela assembleia sentada. Cada um deles é finalizado pelos versos:

“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

como era no princípio, agora e sempre. Amém.”

A assembleia, em sinal de respeito, inclina a cabeça ao pronunciar esses versos.

Cada salmo é precedido de uma antífona. Uma antífona é uma frase escolhida em função das palavras do salmo e é pronunciada antes da salmodia por uma só pessoa e retomada ao final da salmodia pela assembleia.

A leitura

Os salmos são seguidos de uma leitura breve de um texto bíblico retirado das Escrituras. Esse texto, assim como o Hino e os salmos precedentes, mudam todos os dias. Um tempo de silêncio e meditação geralmente é respeitado ao final dessa leitura, depois é feita uma resposta entre o leitor e a assembleia.

O Cântico de Zacarias

O Cântico de Zacarias ou Cântico Evangélico (por ser retirado do Evangelho) ou Benedictus (nome latino) é o ponto culminante das Laudes. Ele lembra a promessa feita por Deus a Abraão e ancora todos os cristãos nesse juramento. Ele é precedido e seguido por uma antífona, assim como os outros salmos e cânticos, e deve ser salmodiado ou recitado de pé, em sinal de respeito.

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. 
Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, 
assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: 
de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. 
Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, 
e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder 
que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, 
com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. 
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, 
dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, 
graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, 
para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte,e dirigir nossos passos no caminho da paz.”
“Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém.”

As intercessões e a oração do Pai Nosso

Após o Cântico de Zacarias, tem-se as orações de intercessão, a fim de consagrar a Deus nosso dia, nosso trabalho e rezar pela Igreja e pelo mundo.

Elas são seguidas do Pai Nosso e de uma bênção, a fim de começar nosso dia como missionários do Senhor.

“Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.”

As Laudes são diferentes a cada dia, em função da semana e do dia.

 

Reze todos os dias

Graças ao Hozana você pode encontrar diversas propostas espirituais cristãs variadas para ajudar você a rezar todos os dias, em comunhão com milhares de cristãos.

Faça todos os dias a incrível experiência da Lectio Divina: a Liturgia comentada, vivendo a leitura orante da Palavra de Deus, com meditações da Liturgia Diária e aprofunde sua vida de oração e sua intimidade com as Escrituras. Faça com que a palavra de Deus esteja sempre presente em seu dia e busque a constância e fidelidade na oração.

Mais do que as leituras diárias, você também pode refletir e fazer sua oração com a Palavra de Deus por meio do Evangelho do dia, orando e recebendo uma meditação do Evangelho todos os dias! A oração é um alimento para a alma. Recarregue suas forças dia a dia, dedicando um momento pela manhã para conversar com Deus e agradecê-Lo também!

Você também pode viver um Minuto de graça, com orações para o dia a dia. As meditações são também feitas com base nas Sagradas Escrituras e podem ajudar na fidelidade da oração diária. Dessa forma, você sempre iniciará o dia meditando e orando, fazendo com que os frutos dessa oração sejam experimentados no decorrer do seu dia.

 

 

Fonte: Hozana.org

Receba as últimas notícias