Arquidiocese de Belém celebra 50 anos de sacerdócio de Dom Alberto Taveira Corrêa.

A Arquidiocese de Belém convida todo o povo de Deus para celebrar o Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, na próxima terça-feira, dia 15 de agosto. A celebração solene ocorrerá às 9h, na Catedral Metropolitana, com Santa Missa presidida pelo próprio Arcebispo e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Antônio de Assis Ribeiro e Dom Paulo Andreolli, juntamente com o Clero Arquidiocesano. A missa será transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré canal 30.1 e Rádio Nazaré 91.3 FM) e redes sociais.

Semana Missionária Vocacional

Como parte da festa do Jubileu do Arcebispo, a Arquidiocese realizará a Semana Missionária e Vocacional, que contará com uma agenda intensa de atividades. Haverá ações sociais, celebrações de missas solenes, palestras, ação pastoral e visitas às periferias, entre outros eventos. As atividades serão distribuídas nas oito Regiões Episcopais, de acordo com programação própria.

Sacerdócio e Episcopado

Dom Alberto foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1973 e exerceu seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, teve como lema sacerdotal “A mim, o menor de todos, foi concedida a graça de anunciar a todos o Evangelho das riquezas insondáveis de Cristo” (Ef 3, 8). Durante esse período, atuou como Reitor do Seminário, Professor da Pontifícia Universidade Católica, Pároco em várias Paróquias, Vigário Forâneo e Episcopal para a Pastoral, além de ter desempenhado funções como Capelão de Hospital e formador, entre outras atividades.

Antes de chegar a Belém, Dom Alberto atuou na Arquidiocese de Brasília como Bispo Auxiliar de 1991 a 1996. Em 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como primeiro Arcebispo, cargo que ocupou até março de 2010. Em 25 do mesmo mês, ele tomou posse como o 10º Arcebispo de Belém.

Vocação

Nascido em Nova Lima – MG, em 26 de maio de 1950, Dom Alberto recebeu o chamado de Deus muito cedo. Aos quatro anos, iniciou a catequese, e aos cinco, fez sua primeira comunhão. Aos dez anos, ingressou no seminário, com uma vocação sólida, decidida e dedicada exclusivamente ao reino de Deus.

“Minha vocação foi acompanhada, desde a infância, por sacerdotes que souberam cultivar as sementes plantadas pelo Espírito de Deus, que supera todos os planos humanos. Foi um deles, Padre Raphael Martins, meu Padrinho de Crisma, que soube estimular com sabedoria o menino que gostava de ‘brincar de Missa’. Meus familiares e vizinhos da terra natal, Nova Lima – MG, sabem o quanto minha casa se transformava em capela, envolvendo a todos. Como a Escritura mostra a Sabedoria ‘brincando diante da face de Deus’ (Cf. Pr 8, 22-31), aprendi brincando, num sentido muito positivo e me encantei com as coisas de Deus”, conta Dom Alberto.

Hoje, Dom Alberto tem sido o sacerdote que acompanha e inspira com seu exemplo de pastor, gerando novas vocações sacerdotais, comunidades religiosas, leigos e todo o povo de Deus. Um pastor eternamente conhecido e acolhido em todo o Brasil e além, sempre lançando as redes em mares mais profundos, tudo pelo reino de Deus.

A ordenação sacerdotal de Dom Alberto ocorreu no dia 15 de agosto de 1973, em Nova Lima pelas mãos de Dom João Resende Costa, então Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar:

Veja o Documentário sobre a vida de Dom Alberto Taveira Corrêa