Na próxima segunda-feira, 16 de outubro, a Arquidiocese de Belém celebra o dia de São Geraldo Magela, padroeiro da gravidez e da maternidade. As homenagens serão na paróquia dedicada ao Santo no Conjunto Marex, Rua São Paulo – Val-de-Cães. A festividade tem como tema “O Senhor fez conhecer a sua salvação” e começou no dia 12 e  segue até o dia 16, conta Santa Missa às 18h e programação cultural.

Já é tradição na paróquia todo dia 16, a missa em honra a São Geraldo Magela que reúne dezenas de mulheres que agradecem e pedem a intercessão para conseguir a graça de engravidar. Nesta segunda-feira, dia de São Geraldo Magela, a programação será especial, começando às 19h, com uma Missa Solene celebrada pelo Pároco, Cônego Ronaldo Menezes, seguida de uma Procissão Luminosa pelas ruas dos conjuntos Marex e Bela Vista.

História de São Geraldo Magela

São Geraldo era italiano, foi Irmão Religioso na Congregação dos Missionários Redentoristas, morreu muito jovem, aos 29 anos. Foi canonizado como santo em 1904. Ele é muito conhecido pelas histórias e fatos miraculosos, que perpassam sua vida, e Devido ao seu grande amor pela Virgem Maria e seu Filho Jesus, São Geraldo Majela é considerado padroeiro das mães, gestantes e dos partos felizes. Muitas mulheres entregam a sua maternidade para que as abençoe, proteja de todo mal e as ajude em sua missão

Entre um dos relatos de milagres atribuídos a São Geraldo, está a história de uma jovem que, tendo muitas complicações durante a gravidez, colocou-se a rezar, e lembrou-se que, alguns anos antes, havia ganhado do Irmão Geraldo um pequeno lenço. A jovem pegou o lenço e colocou-o sobre a barriga e rezou, assim, aos poucos, as complicações foram desaparecendo e, meses depois, ela deu à luz a uma criança bonita e saudável. Por isso, tornou-se tradição na Itália uma mulher, quando tinha complicações em sua gravidez ou complicações na hora do parto, rezar a São Geraldo pedindo sua intercessão para que houvesse uma gravidez e um parto feliz.

O santo também é o padroeiro das mães, segundo um relato da vida de São Geraldo, havia uma mãe que, ao passar por uma grave doença quando tinha filhos muito pequenos, foi até o convento e pediu ao Irmão Geraldo que rezasse por ela, pois não queria morrer e deixar sozinhos seus filhos. O santo rezou e, rapidamente, ela se curou. Por esses e outros prodígios, São Geraldo era procurado por mães que buscavam engravidar ou passavam por uma gestação de risco; pelas mães que buscavam a cura para elas ou seus filhos, ou mesmo por aquelas que desejavam manter a unidade de suas famílias, a felicidade conjugal, entre outros tantos pedidos

Oração a São Geraldo

Ó São Geraldo, nós nos alegramos pela felicidade de vossa glória.
Nós bendizemos a Deus pelos dons sublimes de vossa graça a vós dispensados com tanta largueza.
Nós vos felicitamos por haverdes correspondido fielmente a tanta bondade do Senhor.
Ó São Geraldo, ajudai-nos a imitar vossa fidelidade à Vontade divina: vosso amor a Jesus Sacramentado: vossa devoção a Maria Santíssima; vosso espírito de penitência; a pureza de vossa vida e, enfim, vossa grande caridade para com os pobres, para com as mães e para com os mais abandonados.
Ó São Geraldo, socorrei-nos em todas as nossas necessidades espirituais e materiais. Alcançai-nos uma piedosa aceitação nas doenças e sofrimentos da vida. Abençoai as mães, de quem sois o especial padroeiro. Protegei nossa paróquia. São Geraldo, nosso padroeiro, rogai por nós. Amém.

Oração a São Geraldo  pelo dom da maternidade

Ó São Geraldo, poderoso intercessor junto de Deus, peço-lhe ajuda com muita confiança: torne o meu amor frutífero, santificado pelo sacramento do matrimônio e conceda-me a alegria da maternidade; faça isso junto com a criança que você me dá, e que eu possa sempre louvar e agradecer a Deus, a origem e fonte da vida. Amém.