Neste mês dedicado as vocações, vale ressaltar a relevância de informar e envolver assim como despertar os leigos ao chamado de Deus para a vivência de sua vocação. Aconteceu no dia 28 de agosto de 2022, a feira vocacional da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Icoaraci, sob direção do Padre Adalberto Brandão e do Vigário Padre Glaucon Feitosa com participação de todas as forças vivas da paróquia.

O evento ocorreu após a celebração eucarística, na área externa da Igreja onde, cada grupo, movimento, comunidades e pastorais fizeram exposições de objetos de devoção e litúrgicos; demonstração de suas vivências com fotos e vídeos e também apresentação de suas experiências com brincadeiras, degustações e distribuição de brindes.

Em especial ao dia do catequista, os crismandos apresentaram na feira a história de dois santos jovens: Carlo Acuttins e Santa Terezinha do menino Jesus, Santos esses, escolhido pelos próprios jovens.  A apresentação ocorreu de forma verbal e expositiva, onde demostraram suas produções como cartazes, textos, fotos, frases e bonecos de Santa Teresinha em E.V.A. Ademais, fizeram a exposição de objetos que os santos gostavam de usar no decorrer de sua vida. Segundo o crismando Marcos Henrique “a feira foi um momento muito especial para a sua vida” e para crismanda Vitória Gomes “O santo Carlo Acuttins se tornou uma referência, por ser uma pessoa humilde e caridosa”.

Em uma noite muito agradável, houve apresentações culturais  de cunho religioso, para valorizar o artista católico e estimular a demonstração de habilidades artísticas com: música ao vivo, apresentação de flauta por crismandos da comunidade e apresentação de  dança.

A feira vocacional foi um momento ímpar para toda a comunidade paroquial. Um retorno após o longo período de atividades suspensas, em virtude da pandemia do COVID-19. Sua dinâmica veio proporcionar momentos de unidade, socialização e interação de toda paróquia, sendo necessários para o despertar da comunidade leiga, uma prova viva da importância de estarmos juntos como irmãos, lado a lado, colocando-se a serviço com seus dons, carismas,  e vocações em prol da evangelização.

Por Josyléa Maués e Rosângela Oliveira

catequistas e discentes Pós – FACBEL