A Igreja Católica brasileira está vivenciando o Terceiro Ano Vocacional desde 20 de novembro de 2022, marcando os 40 anos desde o primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A campanha se estende até 26 de novembro, celebrando diversas ações da Arquidiocese de Belém.

Como resultado das iniciativas vocacionais, a Arquidiocese promoveu encontros, peregrinações para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, ações missionárias, uma romaria da juventude pelas ruas de Belém, a tradicional Jornada Vocacional, retiros, luau, simpósios e peregrinação.

Ao encerrar o ano, a Arquidiocese ainda celebra o surgimento de novas vocações, especialmente para os ministérios ordenados.

De 18 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, a Arquidiocese de Belém realizará a ordenação de oito diáconos transitórios (posteriormente serão ordenados padres), 32 diáconos permanentes e oito sacerdotes. As celebrações serão presididas por Dom Alberto Taveira Corrêa, em sua maioria transmitidas pelos meios de comunicação da Arquidiocese, incluindo TV Nazaré, Portal Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais.

Os Sacerdotes

A Arquidiocese de Belém conta com quatro seminários que formam padres desde o ensino básico ao superior, sendo notáveis nomes como Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual Bispo Coadjutor da Diocese de Bragança, que durante anos foi Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, que é o primeiro aluno formado de forma integral.

Um padre da Igreja Católica é um clérigo ordenado responsável por liderar espiritualmente e pastoralmente a comunidade católica. Sua formação inclui estudos teológicos e filosóficos, culminando na ordenação sacerdotal. Eles desempenham funções sacramentais, litúrgicas e pastorais, conduzindo celebrações, administrando sacramentos e orientando os fiéis na fé católica. Além disso, são pastores e guias espirituais, oferecendo aconselhamento, apoio e desempenhando um papel ativo na construção de comunidades coesas, dedicada ao serviço de Deus e da comunidade.

Na Arquidiocese de Belém a maioria dos padres formados assume funções nas paróquias e instituições, alguns continuam estudos fora do país, enquanto outros são cedidos para outras arquidioceses ou dioceses como parte da ação missionária da Arquidiocese.

Ordenação Diaconal

Os candidatos à ordenação passaram quatro anos na Escola Diaconal Santo Efrém em Ananindeua, cumprindo todas as etapas de disciplinas, retiros e formação geral. Após a ordenação, serão orientados pelo Cônego Roberto Emílio Cavalli Júnior, Vigário Episcopal para o Diaconato Permanente, para os serviços pastorais em diversos setores da Arquidiocese de Belém.

O Diaconato, primeiro grau do Sacramento da Ordem, desempenha funções de serviço e não exerce o sacerdócio. Atua no auxílio aos padres e bispos, nas celebrações e representa a Igreja em atos sacramentais como Batismo, Matrimônio e exéquias. O diácono permanente pode ser casado ou viver celibatário. As suas tarefas, em contexto eclesial, são as de direção e administração, atividades sociais e de caridades. Auxilia, também, o Presbítero ou o Bispo, nas celebrações, assim como a de representar a Igreja em atos de rito sacramental, tais como o Batismo, o Matrimônio e exéquias.

Próximas ordenações na Arquidiocese de Belém

18/11/2023, 19h, Paróquia Santa Teresinha: Ordenação Diaconal de Diogo Henrique Ferreira da Silva, José Santiago da Silva, Lucas Santana Zanella, Tarcio Araújo Ramos e Weverton dos Santos Dias.

01/12/2023, 19h30, Paróquia Santo Antônio de Pádua: Ordenação Diaconal Vilson Reis e Reis

02/12/2023, 10h, Paróquia Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças: Ordenação Presbiteral dos Diáconos André Luís Almeida Gomes e Luan Fernandes Tavares.

08/12/2023, 19h, Paróquia de Cristo Rei: Ordenação Presbiteral do Diácono Orionita José Renato.

12/12/2023, 19h, Paróquia do Mistério da Transfiguração: Ordenação Presbiteral do Diácono Romário.

16/12/2023, 18h30, Igreja do Carmo: Ordenação Diaconal dos Acólitos Irmão Bernardo SDV (Carlos Henrique de Souza Leite) e Irmão Filipe SDV (Wellington da Silva Costa).

17/12/2023, 10h, Paróquia de Nossa Senhora do Amparo: Ordenação Presbiteral dos Diáconos Providentinos Igor Felipe Duarte Cerbino e Ranielson Barata Cardoso.

26/12/2023, 19h, Paróquia Jesus Bom Samaritano: Ordenação de trinta e dois Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Belém.

06/01/2024, 16h, Condomínio da Comunidade Obra de Maria: Ordenação Presbiteral dos Diáconos Anderson Carlos Rocha da Silva e Ângelo Júnior Francisco da Silva.

07/01/2024, 19h, Paróquia São Lucas: Ordenação Diaconal do Focolarino André Barros.

Foto: Sandro Barbosa