Em que ponto estamos na caminhada do Sínodo Arquidiocesano?

Entramos no penúltimo mês deste ano. Estamos chegando ao fim do ano corrente. Neste tempo as paróquias, movimentos eclesiais, equipes de pastoral e de serviços realizam reuniões e assembleias para avaliação da caminhada e organização das atividades pastorais para o ano vindouro. A comissão central de preparação para o sínodo arquidiocesano vem lembrar a todos que, na caminhada do processo sinodal que estamos vivendo, o primeiro semestre 2021 será todo ele dedicado para aprofundamento das questões sinodais em vários níveis, envolvendo a todos nós.

Em que ponto estamos? Algumas das paróquias de nossa arquidiocese já realizaram suas assembleias no início deste ano 2020, ainda antes do início do tempo da pandemia. Outras ainda não realizaram suas assembleias. Por isso, é conveniente, e até necessário, que as paróquias que já fizeram suas assembleias as retomem e atualizem seus dados levando em consideração os marcantes últimos acontecimentos: a realização do sínodo para a Amazônia, as lições da pandemia, o Novo Diretório da Catequese. As paróquias que ainda não realizaram suas assembleias deverão fazê-las nestes meses de novembro-dezembro; no máximo, até janeiro 2021. Tão logo as paróquias realizam suas assembleias sinodais é importante que enviem, ainda na semana após o término, o relatório conclusivo da mesma para o respectivo vigário episcopal e também para a secretaria central do sínodo, para a elaboração do documento preparatório das assembleias regionais. A partir de fevereiro do próximo ano, teremos os retiros espirituais e as assembleias das Regiões Episcopais, como parte muito importante nesta caminhada sinodal que estamos vivendo.

Ação importante desta caminhada sinodal serão as NOVENAS DE NATAL no advento deste ano. A Arquidiocese preparou um livro de novenas próprio para ser usado por todos os grupos da Arquidiocese. Serão novenas de preparação para o natal com temas de fundo que fazem referência às questões fundamentais do que trata o sínodo arquidiocesano. Usar estes livros em nossas paróquias – o que recomendamos encarecidamente a todos os párocos – será expressão concreta de uma atitude sinodal: caminho juntos na preparação do Natal.

A Comissão central de preparação para o sínodo está organizando uma “pesquisa de opinião pública” para saber das instituições organizadas presentes na Arquidiocese – outras igrejas cristãs, órgãos públicos, universidades, entidades associativas várias – o que elas pensam de nossa atuação na sociedade, considerando que o sínodo é tempo de escuta para perceber “o que o Espírito está dizendo à Igreja” (cf. Ap 2,7). A Arquidiocese quer escutar o povo de Deus empenhado na atuação pastoral e também quer escutar as lideranças civis de nossa sociedade.

Em breve será divulgado o novo cronograma de atividades em vista sínodo arquidiocesano 2021. Aguardem.

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém