​Capital celebra Padroeira dos paraenses em data prevista por lei municipal

8 de setembro é o Dia de Nossa Senhora de Nazaré para o município de Belém. A Capital celebra a Padroeira dos paraenses por meio da Lei nº 9.315, de 6 de setembro de 2017.

A homenagem faz referência ao primeiro Círio de Nazaré, realizado nesse mesmo dia, no ano de 1793, por determinação do governador e capitão geral do Estado do Grão-Pará e Rio Negro, Francisco Maurício de Sousa Coutinho (Vide Box Primeiro Círio). Para o calendário católico é também dia de festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora, nove meses após a sua Imaculada Conceição (8 de dezembro), tornando a data revestida de maior simbolismo.

O Dia de Nossa Senhora de Nazaré, com cinco anos de existência, é de autoria do então presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas, a partir de projeto de lei sancionado pelo prefeito Zenaldo Coutinho, comemorado anualmente, conforme previsto no parágrafo único do Art. 1º e figura no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Munícipio.

Para o historiador Marcelo Pinheiro, conselheiro da Fundação Nazaré de Comunicação, o reconhecimento legal empresta caráter oficial à comemoração. “O poder público municipal ao instituir o 8 de setembro por Dia de Nossa Senhora de Nazaré, prevendo sua comemoração anual, constante inclusive do Calendário de Datas e Eventos da Cidade, eleva a data ao status de matéria oficial, podendo lançar mão de diversos atos de administração formais em louvor à Virgem, representada por seus dois ícones principais”, destaca o pesquisador que estuda os aspectos oficiais do Círio, referindo às imagens “original” e “peregrina” de Nossa Senhora de Nazaré.  – PATRONA – Nossa Senhora de Nazaré é a Patrona do Estado do Pará, reconhecida sob esse título por outra homenagem do Poder público, com a lei nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, sancionada pelo governador Fernando Guilhon, a partir de projeto de lei de autoria do deputado estadual Gerson Peres. O Município de Belém reconhece, ainda, pela lei nº 8.369, de 22 de novembro de 2004, sancionada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, como “Praça Santuário de Nazaré”, a área localizada em frente a Basílica-Santuário, que ao longo do processo de desenvolvimento urbano da Cidade já recebeu denominações de “Sítio do Arraial” (1700), “Largo de Nazaré” (1778), “Arraial de Nazaré” (1848), “Praça Justo Chermont” (1905) e “Conjunto Arquitetônico de Nazaré”, o CAN, este último, inaugurado em 1982, há exatos 50 anos, a serem comemorados no dia 8 de outubro.

“SETEMBRO TAMBÉM É DE MARIA”

Além do Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 8 de setembro, Santa Maria de Belém, Padroeira da Capital, é celebrada em 1º de setembro, dia de solenidade na Cidade de Belém, pelo diretório litúrgico. “Setembro também é de Maria para o povo de Belém, somando-se aos meses de maio, culminante sob a coroação de Nossa Senhora (31 de maio) e com a realização do Círio e da quadra nazarena, em outubro”, afirma Marcelo Pinheiro, que destaca Nossa Senhora de Belém, ainda, por Padroeira da Arquidiocese de Belém, desde 4 de março de 1719, data de criação do Bispado do Pará, com o mesmo nome, na “Copiosus in Misericórdia”, do papa Clemente XI, mantido na Bula “Sempiternum Humani Generis”, do Papa São Pio X, quando elevado à Arquidiocese, em 1º de maio de 1906.

PRIMEIRO CÍRIO

O primeiro Círio de Nazaré ganhou as ruas de Belém pelas mãos do governador e capitão geral do Grão-Pará e Rio Negro, Francisco Maurício de Sousa Coutinho, numa quarta-feira à tarde do ano de 1793, em agradecimento à Nossa Senhora de Nazaré pela recuperação de sua enfermidade. Segundo o professor Marcelo Pinheiro, a devoção está presente em todos os momentos desse episódio. “A própria promessa de Souza Coutinho ocorre pelo eminente impedimento de abrir a feira agrícola de produtos regionais prevista para o mês de setembro daquele ano no Arraial de Nazaré, estrategicamente quando os devotos se dirigiam ao local para culto à Virgem. Recuperado, ele manda realizar o primeiro Círio, da Capela do Palácio (atual Museu do Estado do Pará) à Ermida de Nazaré (atual Basílica-Santuário), tendo sido a imagem transladada de véspera, no caminho inverso, tal e qual ocorrem hoje Transladação e Círio”. Na primeira versão, milhares de devotos acompanharam a Imagem conduzida no colo do vigário geral, sobre carro puxado por bois, a exemplo das procissões realizadas em Portugal. Na chegada, Missa, a inauguração da feira de Souza Coutinho e o lançamento da pedra fundamental da Igreja de Nazaré marcaram o programa oficial da Festividade que se aproxima de sua 230ª edição, em 2022.