Excepcionalmente este ano a Igreja Católica celebra a Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja e padroeiro das famílias, no próximo sábado (18), pois o dia 19 data oficial da celebração é o quarto Domingo da Quaresma e a liturgia dos domingos do Tempo Quaresmal tem prioridade frente às festas e solenidades do calendário litúrgico.

Na Arquidiocese de Belém somente as procissões ficarão para o domingo, porém as missas solenes serão celebradas no sábado em todas as paróquias com programação especial nas dedicadas a São José  nos bairros de Canudos, Umarizal, Icuí-Guajará, Águas Lindas e no Distrito de Outeiro.

Na Paróquia São José de Queluz – Canudos (Rua Cipriano Santos, 311), no sábado (18) haverá missa solene às 18h30. No domingo (19) a programação começa com a tradicional missa das 7h, presidida pelo Padre Frei Paulo Alessandro Dias, seguida de procissão pelas ruas do bairro de Canudos.

A paróquia ficará aberta à visitação durante todo o dia e contará com celebrações às 11h, 17h e 19h e venda de comidas típicas na quadra da igreja. A festividade começou no dia 10 e segue até o dia 19, sempre com missa às 19h.

A Paróquia São José – Umarizal (Rua Domingos Marreiros, 104), a programação contará no sábado (18) com Missa Solene às 7h, 9h e 19h, na Igreja Matriz de São José.  Às 12h no Shopping Boulevard e às 17h na Capela Medianeira de todas as Graças. No domingo (19) dia de São José a programação contará com missa às 7h, presidida pelo Pároco, Cônego Sebastião Fialho,  seguida de procissão.

Haverá também missa às 11h e 17h. Já às 19h a missa será transmitida ao vivo pela TV Nazaré.  A festividade começou no dia 10 e segue até o dia 19, com missa e novena às 19h e vendas de comidas típicas.

Paróquia São José dos Verdejantes – Águas Lindas (Conjunto Verdejantes, travessa terceira, s/n), tem programação no sábado  com missa às 19h e no domingo, às 17h30, sairá a procissão com a Imagem de São José da Comunidade Sagrada Família para Igreja Matriz, onde será celebrada a Santa Missa pelo Pároco Padre Rafael de Sousa Soares.

Paróquia São José esposo de Maria – Distrito de Outeiro (rua Flamengo, s/n, bairro do Água Boa, Ilha de Caratateua). No Sábado (18) haverá Missa Solene Celebrada pelo Monsenhor Paulo Andreolli, Bispo auxiliar nomeado para Arquidiocese de Belém. No Domingo(19) a missa será às 19h, celebrada pelo Pároco Padre Dani Pantoja

Paróquia de São José Operário – Icuí (Rua São Salvador, 50), embora seu padroeiro seja festejado no dia 1° maio (Dia do Trabalhador), haverá missa no sábado 19h e no domingo, no mesmo horário, presidida pelo pároco Padre Ailton Melo Teixeira, seguida de procissão pelas ruas do bairro.

Foto: Pascom Queluz