Cristo Ressuscitou! Aleluia!

“Vocês ressuscitaram com Cristo! Busquem as coisas do alto!” Esta é a forte recomendação do Apóstolo Paulo aos cristãos de seu tempo e de todos os tempos. Também para nós, hoje! Mas o que significa “buscar as coisas do alto”? Antes de tudo, penso eu, “buscar as coisas do alto” é ter nossa mente e nosso coração voltado para Deus, isto é, ter Deus como referência primeira para toda e qualquer decisão que possamos tomar. Trata-se de levar em consideração o que Deus nos propõe em sua Palavra, antes de qualquer decisão que pensemos em tomar, em todas as dimensões de nossa vida. Não somente na dimensão espiritual, naquilo que se refere diretamente a Deus, como são os atos de religião propriamente ditos. Levar em consideração a Palavra de Deus também naquelas dimensões que podemos talvez pensar que nem entra Deus nelas.

A pandemia, e a morte de tanta gente em nosso Brasil por causa dela, nos leva quase a perder nossas esperanças, e pode até levar-nos a pensar que estamos “no mato sem cachorro”, isto é, completamente perdidos; sem rumo e sem saber como será nosso futuro! Somos desafiados por questões de toda ordem: na política, na econômica, na convivência social e religiosa; e em meio a tantas polaridades ferrenhas, notamos posições contrárias e contraditórias de uns contra os outros. Num quadro sombrio pintado com tintas escuras, a Palavra de Deus resplandece e continua a nos dizer que a última palavra não é do medo e da morte, mas sim da Ressurreição. É Jesus mesmo quem nos encoraja: “No mundo, tereis tribulações, mas tende coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Se é verdade que, de uma parte, a Covid transtornou nosso dia-a-dia e nossas relações humanas, de outra parte, em meio a esta dolorosa situação, a celebração da Páscoa, reafirmando nossa fé na ressurreição de Cristo, nos leva a proclamar a vitória da vida. Mesmo se não poderemos nos reunir em nossas igrejas, como tradicionalmente fazíamos, não deixaremos de celebrar o grande mistério do Cristo que entrega sua vida pela humanidade, morre na cruz, e ressuscita vencedor da morte e nos convida a vivermos do mesmo modo. “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,13-15).

Como acontece a Páscoa? Antes de tudo ela deve acontecer dentro de nós. Como sabemos, Páscoa significa passagem da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do pecado para a graça. É tempo de olharmos para nosso interior, reafirmar nossa fé em Cristo e fortalecer nossa esperança no amor de Deus que nos ama imensamente. “Em tudo somos vencedores, graças ao amor de Cristo” (cf. Rm 8,35-37) derramado em nossos corações.

Que a celebração da semana santa nos faça entrar na lógica do Amor divino, e uma vez dentro, modificados, renovados, plasmados, transfigurados pelo Amor divino, possamos viver cada dia, todas as semanas, em todos os meses, durante todos os anos da nossa vida, buscando as coisas do alto.

Feliz Páscoa.

Foto de destaque: Cristiane Araújo

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém
Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora do Ó
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Receba as últimas notícias