Na próxima segunda-feira, 16 de outubro, a Arquidiocese de Belém celebrará o dia de Santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados. As homenagens serão na paróquias dedicadas a Santa noConjunto Panorama XXI, quadra 09 – Mangueirão. A festividade tem como tema “Com Jesus e Santa Edwiges aprendemos a partilhar o pão” e será realizada de 14 a 22 de outubro, com uma programação diária que inclui alvorada às 6h30, novena às 18h30, missa às 19h e atividades culturais.

No domingo, dia 15, será realizada a 33ª edição do Círio de Santa Edwiges. A programação começa na matriz às 6h30, com o terço da alvorada e a missa às 7h, presidida pelo Padre Antônio Mattiuz. Às 7h, a Procissão do Círio Santa Edwiges sairá da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, na Rua Damasco, esquina com a passagem Arnaldo, Mangueirão. O percurso incluirá as ruas Damasco, Benjamim, Val-de-Cães e a Rua Principal até a paróquia. Na chegada da procissão, haverá uma missa presidida pelo pároco, Padre Luciano Costa Pereira. À tarde, haverá novena às 17h30, missa às 18h e programação cultural.

Na segunda-feira (16) Dia de Santa Edwiges, a programação começará às 6h30, com o terço da alvorada e a missa às 7h, presidida pelo Padre Roberto Carlos Moss, Vigário Paroquial. Às 12h, a missa será presidida pelo Padre Luciano Costa Pereira. À tarde, haverá novena às 17h30, missa às 18h30 e, finalmente, uma missa às 19h, presidida pelo Padre Nilton Reis, seguida de programação cultural.

Santa Edwiges nasceu em berço de ouro, mas se tornou amiga dos pobres e dos endividados. Mãe de seis filhos, ela conheceu a vida de casada, de mãe e de religiosa. Foi canonizada aos 24 anos após sua morte, tamanha foi a marca que ela deixou em seu tempo.
 

 Nascida   em berço de ouro, em 1174 na Alemanha, filha de um duque e de uma duquesa, ela recebeu educação esmerada e sólida formação cristã . Casou-se aos 12 anos com o príncipe de uma região da Polônia. Dona de uma fé inabalável cuidou da formação religiosa do marido e dos filhos. . Quando se casou, Edwiges recebeu uma fortuna como dote, mas não usou o dinheiro para si. Ela começou a ajudar os pobres e endividados, dando um novo destino a vidas que não tinham mais esperança. Tornou-se amiga dos pobres e dos endividados e foi canonizada aos 24 anos após sua morte, marcando o seu tempo .

  Símbolos importantes de Santa Edwiges 

O hábito religioso de Santa Edwiges
Santa Edwiges é representada vestindo um hábito religioso. Isso acontece porque quando ficou viúva e seus filhos criados, ela entrou para o Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, e passou a viver a vida religiosa. Porém, mesmo estando no mosteiro, ela não deixou de ajudar os pobres e endividados, usando ainda o dinheiro de seu dote. A caridade foi a grande marca desta santa. Por causa de sua caridade, muitos foram libertados da prisão tendo suas dívidas pagas pela santa.
A coroa na mão de santa Edwiges
A coroa na mão de Santa Edwiges tem dois significados. Primeiramente, simboliza sua origem nobre e rica. Edwiges nasceu numa família extremamente rica e nobre, mas isso não a fez distanciar-se dos pobres e necessitados. Pelo contrário, ela se tornou o anjo protetor deles. O segundo significado da cora é seu casamento com um príncipe, o que fez dela uma princesa. Uma princesa dona de um dote milionário, que foi usado para o bem dos pobres e endividados. Naquele tempo, os endividados iam para a prisão e suas famílias caiam na miséria. Quando Santa Edwiges saudava uma dívida, ela não só libertava um pai de família da prisão, mas reconstruía uma família, resgatava sua dignidade e a retirava da miséria. A coroa na mão de Santa Edwiges representa a fortuna e o dinheiro usados a serviço do Reino de Deus, para o bem do próximo. É o símbolo da riqueza abençoada por Deus.

O livro na mão de santa Edwiges
O livro na mão de Santa Edwiges representa sua formação religiosa e a formação religiosa que ela transmitiu a seu marido e seus filhos. E a coroa de santa Edwiges estando sobre o livro significa que a riqueza de santa Edwiges estava apoiada e fundada sobre a fé, a caridade ensinada na Bíblia e os mandamentos de Deus. Quando a riqueza é apoiada na fé e na obediência à Palavra de Deus, ela se transforma num bem para muita gente. Esse é o testemunho de Santa Edwiges.

A igreja na mão de Santa Edwiges
Santa Edwiges também é representada segurando uma igreja em sua mão direita. A igreja na mão de Santa Edwiges representa algo muito concreto que ela fez: com o dote recebido de seu marido, ela financiou a construção de igrejas e conventos na Polônia e na Alemanha. Financiando essas construções, além de prestar culto a Deus, ela proporcionava empregos e sustento para um incontável número de trabalhadores e pais de família. Por isso, Santa Edwiges é conhecida também como a protetora das famílias.

Oração a Santa Edwiges
‘Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o Socorro dos Endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém.’
 

Agenda de Círios da Arquidiocese de Belém

12/11 – Círio de Nossa Senhora de Nazaré (81°) – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Marituba: 2° domingo de novembro;

26/11 – Círio de Nossa Senhora das Graças (80°) – Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ananindeua: 3° domingo de agosto;

26/11 – Círio de Nossa Senhora das Graças (71°) – Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças – Icoaraci: 4° domingo de novembro;

03/12 – Círio de Santa Bárbara (Santa Bárbara Do Pará) – Paróquia Santa Bárbara – Santa Bárbara do Pará: 1° domingo de dezembro;

03/12 – Círio de Nossa Senhora Imaculada Conceição (70°) – Paróquia Imaculada Conceição – Outeiro: 1° domingo de dezembro;

03/12 – Círio de Nossa Senhora da Conceição (64°) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benevides: 1° domingo de dezembro;

03/12 – Círio de Nossa Senhora da Conceição (115°) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro: 1° domingo de dezembro;

10/12 – Círio de Nossa Senhora do Ó (138°) – Santuário Nossa Senhora do Ó – Mosqueiro: 2° domingo de dezembro;

25/12 – Círio do Menino Deus (67°) – Paróquia Menino Deus – Marituba: Dia de Natal

25/12 – Círio do Menino Jesus – Área Missionária Menino Jesus – Santa Bárbara: Dia de Natal

 

 

Receba as últimas notícias