Arquidiocese de Belém realiza no mês de dezembro Círios em devoção a Nossa Senhora da Conceição (04/12), Santa Bárbara (04/12), Nossa Senhora do Ó (11/12) e Menino Deus (25/12).

Começando com o Círio de Nossa Senhora da Conceição realizado no primeiro domingo de dezembro, em Outeiro, Mosqueiro e Benevides. Já em Santa Bárbara do Pará ocorrerá o Círio de Santa Bárbara.

Círio Nossa Senhora da Conceição – Outeiro

Realizado no primeiro domingo de dezembro, o Círio de Nossa Senhora da Conceição, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Rua Manoel Barata, 3391 – Outeiro) chega a 69° edição neste domingo (04) com tema “Maria, primeira missionária do evangelho”.

A festividade terá início nesta sexta-feira (02) com Santa Missa às 19h, presidida pelo Monsenhor Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese. No sábado (03) ocorrerá trasladação da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição para a Paróquia José esposo de Maria (Rua Botafogo), após a missa das 18h, celebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Domingo (04) a missa de saída do Círio de Nossa Senhora da Conceição será celebrada às 7h, na Paróquia José esposo de Maria (Rua Botafogo), pelo Padre Gabriel Marruaz.

Percurso: Saída Paróquia São José, Tv. Flamengo, Av. Paulo Costa, Av. Conceição, Manoel Barata até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde será celebrada a Santa Missa pelo Pároco, Padre Paulo Santos.

A festividade segue até o dia 11 de dezembro com missa, às 18h, e programação cultural. No sábado dia 10 haverá Moto Romaria, às 7h, e Romaria da Juventude, às 17h. Domingo (11), o Círio das crianças, às 7h, já às 18h, haverá missa de encerramento do Círio da Imaculada.

Círio Nossa Senhora da Conceição – Mosqueiro

Também realizado no primeiro domingo (04) de dezembro o Círio de Nossa Senhora da Conceição da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Av. 16 de Novembro, 595 – Carananduba – Mosqueiro), que este ano tem como tema “Com Maria, somos discípulos e missionários de Cristo!”.

No sábado (03) a programação começa às 7h, com Ofício da Imaculada Conceição, em seguida procissão para Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes onde ocorrerá a missa de saída da Romaria Fluvial. Após a chegada da Romaria Fluvial, sairá a Ciclo Romaria para Igreja Matriz. A missa da saída da trasladação será às 19h na igreja Matriz. Em seguida sairá a procissão para a Comunidade de Santa Rita.

No domingo (04), às 8h, a missa de saída do Círio de Nossa Senhora da Conceição, será celebrada  pelo pároco, Padre Leonardo Matias de Carvalho, na Comunidade Santa Rita, em seguida sairá procissão para a Igreja Matriz.

Percurso: Ramal do DMER, Rod. BL19, Rua Santa Rita, Rua Palma, São Jorge, Rua Lalor Mota, Rua Conceição, Palma Nuniz, Av. Barão do Rio Branco até Igreja Matriz.

A festividade começou no dia 30 de novembro e segue até a quinta-feira 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. A programação começa a partir das 18h com missa, terço e programação cultural. No dia 8, haverá Círio das Crianças às 7h, Romaria da Juventude às 16h30 e às 19h missa de encerramento.

Círio Nossa Senhora da Conceição – Benevides

Ainda no primeiro domingo (04) de dezembro é realizado a 63° edição  do Círio de Nossa Senhora da Conceição da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Cap. Barata, 480, Benfica), com o tema “Sob o olhar materno de Maria, construindo uma Igreja em saída”.

No sábado (03) a missa da translação será celebrada às 19h, na igreja Matriz, pelo Padre Paulo João, em seguida sairá a procissão para a Paróquia São Francisco de Assis.

No domingo (04) a missa do Círio será celebrada às 7h, pelo Padre Oziel, na Paróquia São Francisco de Assis, em seguida sairá a Procissão do Círio com destino a Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Percurso:  sairá da Paróquia São Francisco de Assis, no Murinin, Av. Martinho Monteiro seguindo pelas ruas:  Rua Felipe Monteiro, Rua São Pedro, Rua Santa Catarina, Retornando a Av. Martinho Monteiro e Av. Dionísio Bentes até a Praça da Matriz em Benfica. Na chegada da procissão haverá Missa campal.

A festividade começou no dia 2 e segue até o dia 11, com missa às 19h e programação cultural a partir das 20h.

Círio de Santa Barbará

Realizado no primeiro domingo de dezembro o Círio de Santa Barbará, este ano será no dia da padroeira, 4 de dezembro, na Paróquia Santa Bárbara (Rua Fernando Ferrari, 479), em Santa Bárbara do Pará.

O tema Círio é “Santa Barbará e as famílias em comunhão com Cristo”, a missa de saída da procissão será celebrada às 8h, pelo pároco Padre Francimar Lopes, na própria paróquia, em seguida sairá a procissão Círio pelas ruas do município.

Percurso da procissão: Saída da Paróquia de Santa Bárbara, Tv. José, Rua Nazaré, Av. Raimundo da Vera Cruz, Rua Raimundo Cardoso. AM. Magalhães Barata, Rua Fernando Ferrari, Av. Antônio Lisboa, Adjacente a PA 391, Rua Carvalho Braga, Rua Marina Tamer, Rua Didi Colares, Rua Eder Cardoso, Rua Carvalho Braga, Rua Miguel Elias, Rua São Sebastião e retorna para a paróquia.

A festividade começou no dia 26 de novembro e segue até o dia 4 de dezembro com missa às 19h, presidida por padres convidados e programação cultural.

Foto: Pascom Nossa Senhora da Conceição- Benevides