Para a Vida do Mundo” (Jo 6, 51)

A Arquidiocese de Belém convida todo o povo de Deus, para celebrar nesta terça-feira (06) o 30° aniversário Episcopal de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

A celebração será às 19h, na Catedral Metropolitana, com Santa Missa presidida pelo próprio arcebispo e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Clero Arquidiocesano e sacerdotes convidados. A missa será transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese (TV Nazaré canal 30.1 e Rádio Nazaré 91.3 FM) e redes sociais https://www.facebook.com/ArquidiocesedeBelemdoPara

Após a celebração, às 20h, a TV Nazaré (Canal 30.1) transmitirá um documentário especial sobre a vida e missão do arcebispo “Para a Vida do Mundo: caminhos e missão de Dom Alberto Taveira Corrêa”. O documentário conta desde o seu chamado a servir o reino de Deus, com apenas cinco anos de vida, sua trajetória de formação, sacerdócio, até os dias de hoje. Haverá reprise na próxima quinta às 20h, sexta, sábado e domingo, sempre às 21h.

Nesta noite também haverá o lançamento do livro de Dom Alberto intitulado “Aos pés do Senhor: 30 anos de Episcopado”, editado pela Editora Sementes do Verbo.  É o primeiro livro de uma coleção que conta os testemunhos do pastoreio do Arcebispo, ao longo de seu episcopado na Arquidiocese de Belém. Os exemplares podem ser adquiridos na Igreja do Carmo e na Fundação Nazaré de Comunicação. Toda arrecadação será destinada às obras de evangelização da Comunidades Sementes do Verbo e da Fundação Nazaré de Comunicação.

Trajetória de vida

“Para a Vida do Mundo” é o lema do episcopado de Dom Alberto Taveira Corrêa, ordenado no dia 06 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima – MG. Dom Alberto escolheu como lema o texto do Evangelho de São João 6, 51: “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo”, no brasão episcopal expresso com a frase latina “Pro Mundi Vita”.

Destes 30 anos como bispo, os últimos 11 foram dedicados à Igreja de Belém, quando nomeado como o 10º Arcebispo Metropolitano, no dia 30 de dezembro de 2019, tomando posse no dia 25 de março. São 11 anos de um trabalho incansável para que a igreja chegue a todos os cantos e principalmente aos mais necessitados.

Para atender os fiéis o arcebispo tem investido desde que chegou na formação de novos padres e na especialização dos já formados, além da criação de novas paróquias, até hoje já foram criadas 38, com previsão de mais cinco para este ano. Dom Alberto é o arcebispo que mais criou paróquias. Em sua gestão foi criada também duas regiões episcopais. Paternidade, missionariedade, dedicação às novas vocações, castidade e santidade, são marcas que representam seu pastoreio.

Sacerdócio e Episcopado

Antes de chegar a Belém, Dom Alberto atuou na Arquidiocese de Brasília, como Bispo Auxiliar de 1991 a 1996. No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Província Eclesiástica e a Arquidiocese de Palmas, tendo Dom Alberto Taveira Corrêa como primeiro Arcebispo, onde permaneceu até março de 2010.

Dom Alberto foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1973, exerceu seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte – MG como Reitor do Seminário, Professor da Pontifícia Universidade Católica, Pároco em várias Paróquias, Vigário Forâneo e Episcopal para a Pastoral, também atuou como Capelão de Hospital, formador, entre outras atividades.

Vocação

Nascido em Nova Lima – MG no dia 26 de maio de 1950, Dom Alberto, recebeu o chamado de Deus muito cedo, ainda aos quartos anos para catequese e aos cinco com a primeira comunhão, já aos dez anos entrava no seminário, com uma vocação sóbria, decidida e dedicação exclusiva ao reino de Deus.

“Minha vocação foi acompanhada, desde a infância, por sacerdotes que souberam cultivar as sementes plantadas pelo Espírito de Deus, que supera todos os planos humanos. Foi um deles, Padre Raphael Martins, meu Padrinho de Crisma, que soube estimular com sabedoria o menino que gostava de “brincar de Missa”.

Meus familiares e vizinhos da terra natal, Nova Lima – MG, sabem o quanto minha casa se transformava em capela, envolvendo a todos. Como a Escritura mostra a Sabedoria “brincando diante da face de Deus” (Cf. Pr 8, 22-31), aprendi brincando, num sentido muito positivo e me encantei com as coisas de Deus” Dom Alberto

Hoje Dom Alberto tem sido o sacerdote que acompanha e inspira com seu exemplo de pastor, gera novas vocações, sacerdotais, comunidades religiosas, leigos e todo povo de Deus. Um pastor eternamente conhecido e acolhido em todo Brasil e afora, sempre lançando as redes em mares mais profundos, tudo pelo reino de Deus.

Informações: Assessoria de Comunicação
Alan Monteiro da Silva