A benção dos alimentos é uma curta oração de bênção recitada antes da refeição.É um costume abençoar o alimento em diversas tradições religiosas. Para os cristãos, a partilha do pão não existe sem fazer memória à última refeição de Jesus: a Santa Ceia, que fazemos memória a cada eucaristia.
Descubra aqui por que e como recitar uma bênção, bem como alguns exemplos de bênçãos cristãs.
Por que abençoar o alimento antes da refeição?
Recitar uma oração de bênção dos alimentos é agradecer ao Senhor por seus benefícios quotidianos e, assim, lembrar-se de que tudo o que temos sobre a terra é dom de Deus. Na oração ensinada por Jesus, o Pai Nosso, pedimos a Deus que nos dê “o pão de cada dia”. A bênção dos alimentos é uma resposta a esse pedido.
Nesse momento, agradecemos ao céu pelo alimento, mas também pelas pessoas que permitiram que essa refeição acontecesse e aqueles que a partilham conosco. Colocamo-nos em uma postura de reconhecimento e gratidão, mas também de caridade, confiando a Deus aqueles que não têm a chance de saciar sua fome.
Abençoar o alimento é também convidar Jesus à mesa conosco, pedir ao Senhor de estar no centro desse momento de partilha.
A bênção do alimento, rezada antes da refeição, pode também ser completada, ao final da refeição, por uma ação de graças para agradecer a Deus por esse momento.
Oração curta e ancorada no quotidiano, a bênção dos alimentos é uma boa ocasião de introduzir um momento de oração em família com as crianças.
Como recitar uma bênção dos alimentos?
Não há regras formais para recitar uma bênção dos alimentos! Ela pode ser recitada ou cantada apenas por um dos participantes ou por todos aqueles que partilham a refeição.
Ela inicia e termina pelo Sinal da Cruz.
Após agradecer a Deus pelo alimento, podemos confiar a Ele de forma mais particular uma pessoa presente, um acontecimento do dia ou uma intenção de oração específica.
Exemplos de bênção dos alimentos
Eis alguns exemplos de bênção dos alimentos entre palavras de louvor e de agradecimento a Deus que podem ser usadas para essa ocasião.
Bênção dos alimentos tradicional
“Abençoai-nos, Senhor,
e a este alimento
que por vossa bondade vamos tomar.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.”
Bênção dos alimentos – Mestre do céu e das estações
“Mestre do céu e das estações
Abençoai esse pão que comeremos
E, a todos aqueles que têm frio e fome,
Dai-lhes a casa e o pão.”
Bênção dos alimentos – escoteiros
“Um amigo à direita, um amigo à esquerda
A todos, bom apetite!
Um amigo à direita, um amigo à esquerda
A todos, bom apetite!
Obrigado, Senhor, por essa refeição
Obrigado, Senhor, por esses bons pratos
Obrigado, Senhor, por toda alegria!
A todos, bom apetite!”
Bênção dos alimentos em latim
“Benedic, Domine, nos et haec tua dona, quae de tua largitate sumus sumpturi. Per Christum Dominum nostrum. Amen.”
Tradução: “Abençoai-nos, Senhor, e a este alimento que por vossa bondade vamos tomar. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.”
Encontre outras orações tradicionais dos cristãos em latim