Bênção: definição e orações de bênção

A palavra bênção, no vocabulário religioso, pode ter diferentes sentidos. Quer seja uma graça recebida, um pedido de proteção ou uma palavra benevolente, é, em todo caso, um sinal de Deus em nossas vidas. A bênção é também uma forma de oração, com frequência realizada por um padre, que rende graças e pede ao Senhor que venha santificar um momento ou uma ação particular, ou acompanhar uma pessoa, uma assembleia… Numerosas bênçãos podem ser encontradas na Bíblia, tanto no novo quanto no antigo testamento.

“O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.” (Nm 6, 24-26).
Uma bênção pode ser dada por meio de um gesto (imposição de mãos, sinal da cruz, água benta, entre outros) e pela palavra, com uma oração particular segundo as circunstâncias.
Eis alguns exemplos de bênçãos e orações para pedir a bênção de Deus.

Diferentes tipos de bênção católica

Bênção dos homens

Etimologicamente, abençoar é “fazer bem”. Abençoando os homens e as mulheres, nós os confiamos de forma particular ao Senhor. Abençoar não é apenas um ato de palavras, mas, sobretudo, de coração no qual pedimos a Deus todo o bem possível a essas pessoas. Podemos, então, abençoar tanto quanto pudermos a todas as pessoas que cruzam nosso caminho. Isso pode ser uma forma de saudação profunda e benevolente, como pratica São Paulo:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.” (II Cor 13, 13).

Há também bênçãos que são mais solenes:

• as proferidas pelos padres, no final da missa, normalmente para abençoar a assembleia, ou a bênção nupcial, para abençoar a união de duas pessoas;
  • as papais – uma das bênçãos mais conhecidas é a bênção apostólica, realizada pelo papa na Praça São Pedro, na Páscoa: a bênção Urbi et Orbi.

Bênção dos lugares e dos objetos

Em algumas ocasiões, os lugares ou objetos podem ser abençoados. Isso não significa pedir a proteção sobre um bem material ou sacralizar um objeto nele mesmo, mas pedir ao Senhor de estar presente em momentos específicos de nossas vidas. É, por exemplo, o caso da bênção dos instrumentos de trabalho ou bênção dos objetos escolares. Através desses objetos, pedimos a Deus que santifique nosso trabalho ou nossos estudos.

Também é um costume pedir a bênção de um padre em sua casa quando nos mudamos ou quando ela é construída. Nessa ocasião, o padre roga que o Senhor proteja as pessoas que habitam nela e que Ele esteja sempre no centro desse lar.

No quotidiano, podemos também, por meio da bênção dos alimentos, abençoar, antes de cada refeição, o alimento que comeremos. É também uma forma de render graças e viver esse momento tão simples e tão familiar no reconhecimento e na gratidão.

Três curtas orações de bênção

Oração de bênção da família

“Nós te bendizemos, Deus, nosso Pai, porque quisestes que Teu Filho vivesse em uma família humana partilhando suas alegrias e sofrimentos.
Nós te pedimos por essa família: que ela seja guardada sob Tua proteção, fortificada pela Tua graça e que se torne pacífica e feliz.
Ajudai todos os membros dessa família a se ajudarem mutuamente nas dificuldades e sofrimentos. Fazei com que vivam na concórdia e no amor a exemplo de Teu Filho.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”

Oração de bênção ao filho

“O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”

Bênção de São Patrício para antes de uma viagem

“Que o caminho venha ao teu encontro,
Que o vento sempre venha pelas tuas costas,
Que a luz do sol aqueça teu rosto.
Que a chuva caia suave sobre teus campos,
E, até que nos reencontremos,
Que Deus te guarde na palma de Sua mão.”

Fonte: Hozana.org