BANDEIRA DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM DO PARÁ

A Bandeira da Arquidiocese de Belém do Pará foi criada em 2015, durante os preparativos para comemoração do quarto centenário do início da evangelização da Amazônia, e os 400 anos da cidade de Belém do Pará, comemorado em 2016. O Brasão da Arquidiocese foi referência para criação da bandeira e está no lado esquerdo sobreposto à cor verde, simbolizado a Amazônia, a riqueza da floresta, herança dada pelo Criador.

Do lado direito da Bandeira temos a cor azul que na compreensão da heráldica, remete ao céu, cor forte que representa o nascimento, tranquilidade, confiança e autoridade. O branco expressa a paz, harmonia, à singeleza e à calmaria. Já o amarelo traz consigo a coragem, cordialidade, alegria e riqueza, ao que é sacro e espiritual. Na visão cristã, a junção dos dois planos, azul e branco, na bandeira, indica a Virgem Mãe em seus títulos de Nossa Senhora das Graça, Santa Maria de Belém e Nossa Senhora de Nazaré.  Já o amarelo e branco são as cores da Bandeira Pontifícia.