As Assembleias paroquiais em vista do Sínodo

No processo de caminhada sinodal, nas paróquias da Arquidiocese, já aconteceram ou estão acontecendo ainda as assembleias paroquiais, conforme indicações do Regulamento preparado pela Comissão Central do Sínodo. Estas assembleias têm múltiplos objetivos. Primeiramente, são uma boa ocasião para uma profunda tomada de consciência sobre a situação religiosa e pastoral de cada paróquia e da Arquidiocese inteira. É importante que nos demos conta daquilo que está bem e daquilo que precisa ser melhorado. Antes disso, ainda, é importante que tenhamos clareza sobre aquilo que somos chamados a ser e fazer, como Igreja, na Arquidiocese de Belém. Ficaria difícil avaliar e melhorar, se não sabemos bem qual é o motivo pelo qual o devemos fazer…

O principal motivo do sínodo arquidiocesano está bem expressado em seu tema: somos chamados a fazer um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” em nossa Arquidiocese inteira e em cada comunidade e expressão eclesial que a compõe. A renovação missionária é um desafio posto à Igreja inteira e disso já se está falando há várias décadas, desde o Concílio Vaticano II, mas isso ainda não entrou muito no quotidiano da vida de nossa Igreja. Continuamos a fazer e a viver, como se nada tivesse mudado ao nosso redor, e como se nosso trabalho consistisse apenas em conservar e manter aquilo que já foi feito de uma vez para sempre. E isso nos coloca numa situação de decadência e de perda de vitalidade.

Chegou a hora de olharmos de modo muito realista e corajoso se em nossas paróquias, comunidades e expressões de vida eclesial e pastoral também se faz necessária a “conversão pastoral”. A renovação requer “conversão” para o Evangelho e para a autenticidade da vida cristã, como nos é pedido por Cristo, através de tantos “sinais”, ao nosso redor, e pela Palavra de Deus e da Igreja.

A “matéria” principal para as assembleias paroquiais é oferecida pelo levantamento dos serviços paroquiais feitos por todas as paróquias. Cada paróquia se dispõe a “olhar no espelho” e fazer análise e compreender a própria realidade. Os dados levantados são compilados num relatório a ser entregue aos respectivos vigários episcopais e servirão, por sua vez, como matéria para as assembleias das regiões episcopais que acontecerão nos meses de janeiro a março vindouros.

As assembleias sinodais nas paróquias têm a importante tarefa de ver, ouvir, tomar consciência e responder aos desafios do momento eclesial que vivemos. Só assim, será possível, em seguida, retomar o mesmo processo em nível de Região Episcopal e, na continuidade, oferecer indicações para o AGIR, mediante a elaboração de propostas para toda a Arquidiocese, na etapa final do processo sinodal.

Importante é continuar a rezar cada dia pelo sínodo arquidiocesano: Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém.

Foto de destaque: Cristiane Araújo

Padre Hélio Fronczak