A participação das paróquias no Sínodo

No lançamento do Sínodo Arquidiocesano – (Quem ainda lembra?!) – em 15 de novembro de 2018 foi distribuído para todos um “folder explicativo” de todo o caminho previsto até a sua realização. Tudo começava a andar dentro do planejado, quando, de repente, tivemos que interromper a caminhada. Tudo parou por causa da pandemia. Vivemos (e continuamos ainda a viver) um tempo anormal, com poucas atividades pastorais possíveis, com celebrações litúrgicas com limites de participação presencial. E alguns afirmam que, daqui para a frente, este será o “novo normal”. Esperamos que, em breve, tenhamos soluções efetivas para este grave problema que nos assola.

Uma das questões apresentadas no referido folder era esta: “Qual será a participação das paróquias no sínodo arquidiocesano?”. Reporto aqui a resposta.

“As paróquias estarão muito envolvidas no processo de preparação do sínodo com encontros de oração, reflexão e aprofundamento do tema, que culminarão em assembleias paroquiais para o Sínodo. Será distribuído para as paróquias o livrinho “Regulamento do sínodo Arquidiocesano 2021” que explica todo o processo de participação das forças vivas da Arquidiocese. Este documento esclarece que a etapa preparatória nas paróquias “destina-se à reflexão e à tomada de consciência sobre a vida e a missão eclesial e para um diagnóstico da Arquidiocese, a partir das suas ‘bases’, nas comunidades e organizações pastorais do âmbito paroquial e das Regiões Episcopais”, consta ainda que “em cada paróquia, deve ser constituída uma Comissão Paroquial do Sínodo, coordenada pelo Pároco (ou Administrador Paroquial); compete à Comissão Paroquial preparar e acompanhar as ações do sínodo na paróquia”.

Neste tempo de preparação para o sínodo continua certamente em vigor para a vida pastoral das paróquias o atual Plano de Pastoral da Arquidiocese. As pastorais, movimentos e realidades que estão presentes nas paróquias também deverão estar inseridas nesse trabalho de preparação, além daquilo que já fazem normalmente. Se prevê, portanto, que será um ano de intenso trabalho”.

Lembro ainda a todos que as “Novenas de Natal 2020” tem referências importantes para a nossa caminhada sinodal. Esperamos que todas as paróquias da arquidiocese possam utilizar este livro de novenas de Natal, para que “a cidade se encha de alegria”.

Foto de destaque: Cristiane Araújo

Padre Hélio Fronczak