No último sábado (7), a Arquidiocese de Belém vivenciou mais um dia de festa, com a bênção e primeira celebração na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar. Na ocasião também teve a celebração da primeira eucaristia.

A Capela pertence a Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Canaã, em Marituba. Após um ano e três meses em construção, a comunidade vivenciou com entusiasmo a primeira celebração.

No momento festivo, Dom Alberto, manifestou a todos a alegria pelo autêntico dinamismo eclesial da comunidade da Área Missionária, onde há ministros e leigos comprometidos com as várias iniciativas pastorais. Como por exemplo, a Pastoral Catequética, Ministros de Eucaristia, Coroinhas, Movimentos do Terço das Mulheres e dos Homens e celebrações eucarísticas todos os domingos.

A Capela de médio porte com capacidade para abrigar até duzentos e cinquenta pessoas, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. Na ocasião da bênção foi entronizada uma imagem da padroeira, que veio de Medelín na Colômbia.

Construção da Capela

Idealizada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio, e projetada pelo engenheiro Oswaldo Marques, a Capela é fruto de um mutirão de solidariedade e generosidade de muitos féis que doaram recursos materiais e financeiros para a construção.

“Tudo começou com uma capelinha coberta de lona e com poucas pessoas, mas semente da evangelização germinou, cresceu e está produzindo bons frutos. A animação da comunidade, do ponto de vista litúrgico e pastoral, tem contado com uma forte presença e contribuição das ex-alunas salesianas e também dos Salesianos cooperadores”, declarou Dom Antônio. E complementou ainda em homilia, “foi o verdadeiro mutirão de solidariedade que manifestou a beleza do Amor à Igreja e a consciência da necessidade da evangelização”.

Neste dia, também, foi anunciada que a partir do mês de abril se iniciará um novo empreendimento, a construção da Capela Nossa Senhora das Graças no mesmo bairro. Todas as novas doações serão em prol da nova comunidade.

A Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Canaã conta, atualmente, com 8 (oito) comunidades católicas: Comunidade Nossa senhora do Perpétuo Socorro; Comunidade São Francisco; Comunidade São Judas Tadeu; Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora; Comunidade Mãe Rainha; Comunidade São Vicente; Comunidade Nossa Senhora das Graças; Comunidade Santo Antônio.

Áreas Missionárias

Com as Áreas Missionárias em expansão a Arquidiocese tem por objetivo alcançar pessoas e realidades que se encontram distante da Igreja, para ninguém se sentir excluído e conheça o amor de Deus.

A Arquidiocese de Belém possui atualmente 94 paróquias dividas em oito Regiões Episcopais (Coração Eucarístico; Menino Deus; Nossa Senhora do Ó; Sant’Ana; Santa Cruz; Santa Maria Goretti; São Vicente de Paulo; São João Batista) e conta com cinco Áreas Missionárias (São Paulo Apostolo; São Clemente; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; São Francisco do Murinim; Santíssima Trindade).