Padre Josef Van Nahmen: focolarino da unidade retorna à Casa do Pai

Com pesar e com a esperança na Ressurreição, a Arquidiocese de Belém comunica o retorno à Casa do Pai do querido Padre Josef (José) Van Nahmen, sacerdote focolarino de 86 anos.
Nascido na Alemanha em 22 de fevereiro de 1939, foi ordenado presbítero em 6 de dezembro de 1969 em Osnabrück, sua diocese de origem. Logo depois aderiu ao Movimento dos Focolares, onde encontrou a espiritualidade da unidade que marcou toda a sua vida.
Durante décadas serviu com simplicidade e alegria na Arquidiocese de Belém, desde o ano de 1986, porém estando uma parte deste tempo (2010-2016) em Igarassu (PE). Em 2016 voltando para Arquidiocese de Belém passou a ser vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Benevides, onde permaneceu até sua aposentadoria, acompanhando a comunidade com uma presença discreta, acolhedora e sempre iluminada pela luz do Ideal, sempre promovendo encontros com jovens, crismandos e famílias, e testemunhando a espiritualidade de Chiara Lubich.
Nos últimos dias sua saúde se agravou, levando‑o à internação. Na tarde de hoje, 27 de dezembro, ele fez sua Páscoa terrena, deixando entre nós um testemunho de fraternidade e serviço. O velório ocorrerá na matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Benevides, e o sepultamento será no cemitério da Mariápolis.
Unimo‑nos em oração e gratidão, certos de que o Senhor acolhe seu servo fiel na plenitude de sua presença. Que a vida e o ministério do Padre José, marcado pelo compromisso com a unidade e com os mais simples, continuem a inspirar nossa caminhada de fé e serviço.
