Instalação do Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida
30/04/2021

A Arquidiocese de Belém inicia o mês Mariano com a  elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Av. Pedro Miranda 1566, bairro da Pedreira), a Santuário. A cerimônia de elevação será neste sábado (01/05) com Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e pelos padres da Região Episcopal Santa Cruz.

A celebração será transmitida pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré canal 30.1 e Rádio Nazaré 91,3 FM), Facebook https://bit.ly/FacebookFNC  e Youtube http://bit.ly/TVNazareYoutube  e pelas redes sociais da paróquia https://www.facebook.com/paroquiaaparecidapedreira)

O Santuário será o segundo na Arquidiocese de Belém, também dedicado a Nossa Senhora, e passará a ser intitulado Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O primeiro é o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a Basílica, que foi criado no dia 31 de maio de 2006, pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta .

• Programação no Santuário

O Santuário terá missas às 7h e 18h30 todos os dias e também já está instituído confissão e atendimento diário para os fiéis e todo dia 12 de cada mês haverá programação especial.

• Oração do Santuário

A devoção a Nossa Senhora Aparecida é Nacional, mas como a Arquidiocese de Belém tem identidade Mariana e o povo paraense uma grande devoção à Virgem Maria, foi criada uma oração especial que será usada em todos os momentos no Santuário Arquidiocesano.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Com toda confiança, batemos à porta de vossa Casa, Maria, Nossa Senhora Aparecida, neste vosso Santuário, em Belém, Casa do Pão!  Acolhei neste espaço de fé cada pessoa que vos procura, com suas dores e esperanças.  Ajudai-nos a fazer o que Jesus disser, para que um dia possamos estar ao vosso lado no Céu.

Seja este Templo lugar de vossa presença a nos fortalecer na fé, esperança e caridade.  Protegei a Igreja, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes e o Povo fiel; acolhei os religiosos, religiosas, as famílias, as crianças e os jovens!

Consoladora dos Aflitos, sede conforto dos que sofrem no corpo ou na alma; /sede luz dos que procuram Cristo, Redentor do Homem; a todos mostrai que sois a Mãe de nossa confiança.

Rainha da Paz, alcançai para o mundo a paz, fazei que o Brasil tenha paz duradoura, que os homens convivam sempre como irmãos, como filhos de Deus!

Nossa Senhora Aparecida, abençoai este Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui reza e canta, e todos os vossos filhos!  Abençoai nossa Arquidiocese, abençoai o Brasil. Amém.

• Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida faz parte da Região Episcopal Santa Cruz e foi a vigésima nona (29) paróquia criada na Arquidiocese de Belém, instalada no dia 12 de outubro de 1974, pelo Arcebispo Dom Alberto Gaudêncio Ramos, sendo 12ª criada por ele. Em sua gestão, Dom Gaudêncio instalou 25 paróquias no total.

Atualmente a paróquia conta oito Comunidades e três sacerdotes: Padre Wagner Maria Amaral de Lima, como pároco e os padres Aguinaldo Ramos de Freitas e Paulo Humberto Rodrigues Cruz como vigários paroquiais.

Serviço: Instalação do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Data/hora: 1° de maio, às 9h

Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Av. Pedro Miranda 1566, bairro da Pedreira)

Sugestão de entrevista:

•  Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém
  • Padre Wagner Maria Amaral de Lima, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida
  • Cônego Ronaldo de Sousa Menezes, Vigário Episcopal da Região Santa Cruz   e responsável pelo patrimônio histórico da Arquidiocese de Belém.

Informações:
Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém