A Arquidiocese de Belém realiza neste domingo (11), no distrito de Mosqueiro, a 137° edição do Círio Nossa Senhora do Ó, na paróquia dedicada a Santa, que com 154 anos de história será elevada à Santuário a partir de 2023.

Realizado no segundo domingo de dezembro, o Círio de Nossa Senhora Ó, este ano tem como tema: “ Com Maria por uma igreja sinodal” e ocorrerá no formato original com as treze procissões: Romaria dos órgãos de segurança (06), Moto Rodoviária (07), Carreata da Fé (07), Caminhada da Fé (08), Pedral do Círio (09), Procissão de encerramento das peregrinações saindo da Comunidade Santa Maria e a outra da Comunidade de São Sebastião (09), Procissão Fluvial (10),  Romaria dos Ciclistas (10) ,Trasladação (13), Círio de Nossa Senhora do Ó (11), Círio das Crianças(18) e Procissão Luminosa (18).

A programação da festa de Nossa Senhora iniciou na terça-feira (6), com as homenagens e romaria dos órgãos de segurança e até sexta-feira (09) serão 11 romarias.  No sábado (10), às 8h, terá a missa da saída do Círio Fluvial na Capela de Santa Rosa de Lima (Sítio Caruaru), às 9h, sairá a Romaria Fluvial do Porto do Sítio Caruaru para o Porto Pelé (Maracajá).

Após a chegada da Romaria Fluvial no Porto Pelé (Maracajá), sairá a Romaria dos Ciclistas, para a Igreja Matriz (Vila). À noite, às 18h, ocorrerá a Santa Missa na Igreja Matriz (Vila), em seguida (19h) a saída da Transladação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Ó para a Capela do Sagrado Coração de Jesus (Orla do Chapéu Virado).

A 137° edição do Círio de Nossa Senhora do Ó

No domingo (11) às 7h será celebrada a Santa Missa do Círio, em frente a Capela do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, às 8h30, sairá a procissão do Círio de Nossa Senhora do Ó, com destino a Igreja Matriz (Vila).

Percurso: Av. 16 de novembro, Rua Rodolfo Pampolha, Setor de Missão São Sebastião, 15 de novembro, passando no Hospital Geral de Mosqueiro, Trav. Siqueira, Rua Pedreirinha, Rua Coronel Carlos Bentes, seguindo até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó,na Vila.

A festividade de Nossa Senhora Ó será realizada até o dia 18 de dezembro, com programação a partir das 17h, com Missa e Arraial com vendas de comidas e atrações culturais.

Domingo (18), dia de Nossa Senhora do Ó, a programação começa às 8h com a saída do Círio das Crianças, da Comunidade São Sebastião, na Praia Grande para a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, na Vila. A noite a Missa Solene será presidida pelo Pároco Padre Cristóvão Freitas, às 18h, seguida de Procissão Luminosa, com saída às 19h30, da Igreja Matriz percorrendo algumas ruas e retornando para a Igreja. Após a chegada da procissão terá programação cultural e o encerramento da festividade.

Foto: Pascom Nossa Senhora do Ó