Nesta sexta-feira (08), a Igreja Católica celebra a Solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Na Arquidiocese de Belém, Missas Solenes serão realizadas em todas as paróquias, com destaque para as celebrações nas paróquias dedicadas à santa nos bairros do Castanheira, Cidade Velha, nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, e no município de Benevides.

Paróquia Imaculada Conceição (Rua Sanapp, 09 – Castanheira): A festividade, com o tema “Imaculada Conceição, mãe das vocações”, teve início em 29 de novembro e segue até 8 de dezembro. Na sexta-feira (08), dia de Nossa Senhora da Conceição, a paróquia estará aberta para visitação, com Missa Solene às 7h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e às 12h, celebrada pelo Padre Antônio Garcés. Às 17h, o Pároco, Padre João Régis Araújo Teles, presidirá a Missa Solene, seguida por uma procissão e programação cultural.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Cesário Alvim, Cidade Velha): A festividade, com o tema “Com Maria e com ela, somos Igreja: Discípulos e missionários de Jesus Cristo”, iniciou em 2 de dezembro e continua até 10 de dezembro. Na sexta-feira(08), a programação inclui Missa Solene às 7h, presidida pelo Pároco Cônego Joel Lopes, visitação ao longo do dia e mais três missas às 9h, 12h e 17h. Após a última missa haverá a Procissão Luminosa, saindo da Paróquia (Rua Cesário Alvim) e percorrerá a Avenida Bernardo Sayão, Rua do Arsenal, Rua de Obidos, Avenida 16 de Novembro e retornará para a Rua Cesário Alvim.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Rua Manoel Barata, 339 –  Outeiro): Com o tema “Maria, sinal da esperança”, a festividade teve início em 3 de dezembro, com o 70° Círio de Nossa Senhora da Conceição. No dia 8, a programação começa às 6h30 com o terço da Alvorada na Igreja Matriz. Às 7h, terá Missa Solene da Padroeira e pelo aniversário de 29 anos da paróquia, celebrada pelo Pároco Padre Paulo Santos. Após a celebração, haverá uma procissão pelas ruas do entorno da paróquia.

Ainda no mesmo dia, a programação continua às 18h30 com ofício da Imaculada, seguida de Missa Solene da Padroeira e pelo aniversário de 4 anos de ordenação sacerdotal do Padre Paulo. A festividade segue até o dia 10 e conta ainda com o Círio das Crianças, no domingo, a partir das 7h. Já às 17h a Romaria da Juventude e, ao final, haverá missa de encerramento do Círio da Imaculada.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Avenida 16 de Novembro, Carananduba/Mosqueiro): Com o tema “Por Maria, somos chamados à união”, a festividade teve início em 3 de dezembro, com o 115° Círio de Nossa Senhora da Conceição. Na sexta-feira (08), dia de Nossa Senhora da Conceição, a programação inicia às 18h, com terço, ofício de Nossa Senhora, novena, Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Leonardo Matias, seguida de procissão e programação cultural, encerrando a festividade.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Praça matriz de Benfica): Com o tema “Eis aí a tua Mãe”, a festividade, que começou com o 64° Círio de Nossa Senhora da Conceição. Na sexta-feira (08)dia de Nossa Senhora da Conceição terá Missa Solene às 8h, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli . A programação inclui batismo (10h), Hora Santa (11h), Oração Mariana (18h), seguida de Santa Missa e programação cultural.

A festividade segue até o dia 10, no sábado (09), às 8h, com Ciclo Romaria dos jovens e no domingo (10), às 8h, tem o Círio das Crianças e a noite o encerramento da festividade com missa e programação cultural.

Foto: Pascom Conceição Outeiro