“Jovens, não renuncieis ao melhor da vossa juventude, não fiqueis a observar a vida da sacada. Não confundais a felicidade com um sofá nem passeis toda a vossa vida diante dum visor, deixai brotar os sonhos e tomai decisões. (CV. n. 143)”
Amanhã( 21 ) das 8h30 às 12h, no Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua), a juventude dará sua contribuição para o Sínodo da Arquidiocese de Belém, com a realização da Assembleia da Juventude.
Esta é a quarta e penúltima etapa do Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8).
A juventude tem uma forte presença em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém, atualmente são 34 explosões juvenil, dentre elas 27, compõem o Setor Juventude Arquidiocesano e a contribuição deles nas Assembleias Específicas é muito importante, pois irá colabora diretamente com os passos que a igreja dará nos próximos anos.
Durante as Assembleias Específicas os grupos que fazem parte desta etapa vão colabora em sete aspectos da vida da Igreja de Belém, a saber: Missionariedade, Pastoral em Conjunto e Comunhão, Formação, Testemunho Profético, Espiritualidade, Comunicação e Juventude.
As Assembleias Específicas iniciaram no dia 7 de maio, já contou com a participação da Vida Religiosa e a sociedade civil. O processo continuará pelos próximos sábados até o dia 18 de junho, como explica o Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. “Após uma longa caminhada de reflexão sobre os desafios pastorais presentes na Arquidiocese de Belém, através das assembleias paroquiais e regionais, chegamos a assembleias específicas. São assim chamadas porque são realizadas por categorias sujeitos a saber: a vida religiosa, os ministérios, pastorais e movimentos, as Novas Comunidades, o setor Juventude, os diáconos, os presbíteros e ainda algumas Instituições não Católicas. Essas assembleias têm como objetivos refletir, aprofundar e escolher propostas de linhas de ação para a Assembleia Sinodal Final que acontecerá em agosto. Essa Assembleia Geral final definirá os compromissos do futuro Plano Pastoral da Arquidiocese”.
As próximas assembleias serão Juventude (21/05), Pastorais Ministérios e Organismos (28/05), Novas Comunidades e Movimentos (04/06), Diáconos (11/06) e Presbíteros (18/06).
No mês de julho a coordenação do Sínodo trabalhará com o material construído a partir das assembleias específicas, para que se tenha um material completo a ser discutido na Assembleia Geral, de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias.
A partir da Assembleia Geral, será elaborado um relatório sobre as realidades e anseios da Igreja de Belém, o qual será a base para elaboração do documento oficial que norteará os próximos anos de evangelização da Arquidiocese de Belém.
Programação que acontecem no dia das Assembleias
8h30 – Chegada- animação musical e acolhida
8h30 – Oração para o início dos trabalhos
8h40 – Palavra do Coordenador Geral da Assembleia
8h50 – Organização dos grupos de trabalho
9h – Início dos trabalhos em grupo
10h45 – Plenária para apresentação dos resultados dos grupos
11h45 – Encerramento e oração final