Na sexta-feira, 10 de abril, ocorrerá a 141° edição do Sermão das Sete Palavras, na mesma data em 1879, era realizado pela primeira vez pelas Irmãs Doroteias, somente entre elas, mas assim que o povo tomou conhecimento passou a lota a Capela do Colégio Santo Antônio na Sexta-feira Santa.

Este ano o Sermão será diferente não terá a presença dos fiéis e do Coral Santa Cecilia, apenas o pregador. Os fiéis podem acompanhar ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém (Rádio 91,3 FMTV Nazaré canal 30.1, Portal (www.fundacaonazare.com.br), bem como as Mídias Sociais da Arquidiocese.. As demais paróquias transmitem suas programações por suas próprias mídias.

Como todos os anos o pregador é escolhido pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Para o Sermão das Sete Palavras 2020, será o Cônego Vladian Silva Alves, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade e diretor geral da Faculdade Católica de Belém.

O Sermão

É a meditação das Sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”. São elas: 1. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34); 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43); 3. “Mulher, eis o tau filho. Eis a tua mãe” (Jo 19, 26-271); 4. “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?” (Mc 15, 34); 5. “Tenho seda” (Jo 19, 28); 6. “Tudo está consumado” (Jo 19, 30); 7. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46).

A cada “Palavra” meditada é ilustrada com uma estrofe do cântico “Le Sette Ultime Parole di Nostro Signore Sulla Croce”, de Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante e os fiéis são convidados ao recolhimento e oração

Pregador do Sermão das Sete Palavras 2020 (Biografia)

Cônego Vladian Silva Alves, diretor geral e professor da Faculdade Católica de Belém, pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, membro do Cabido Metropolitano de Belém, colégio de consultores e Conselho Presbiteral.

A formação do Cônego Vladian em preparação ao sacerdócio foi toda na Arquidiocese de Belém, com ordenação sacerdotal no dia 3 de dezembro de 2004, por Dom Vicente Joaquim Zico.

Cônego Vladian, é formado em Teologia e Filosofia pela Arquidiocese de Belém, no Seminário São Pio X, fez mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi reitor por um ano no Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost e 11 anos no Seminário São Pio X e secretário do Conselho Presbiteral

Pregadores dos últimos dez anos
2019 – Padre Moisés do Socorro Lima de Matos
2018 – Dom Antônio de Assis Ribeiro
2017 – Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz
2016 – Padre Carlos Augusto Azevedo
2015 – Dom Irineu Roman
2014 – Cônego José Gonçalo Vieira
2013 – Frei Eduardo Farias
2012 – Dom Teodoro Mendes Tavares
2011- Cônego Cláudio Barradas
2010 – Dom Alberto Taveira Corrêa

Da Origem

O primeiro Sermão realizado na Arquidiocese ocorreu em 10 de abril de 1879, organizado pelas Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti (popularmente conhecidas como Irmãs Doroteias), no qual refletiram sobre as últimos palavras proferidas na Jesus na Cruz. As primeiras edições foram organizadas pelas próprias Religiosas da Congregação, que entoavam cantos em italiano, com letras alusivas a cada palavras meditadas. Com melodias suaves e dolentes, os cantos convidavam ao recolhimento e a oração.

Ao logo dos anos ocorreram mudanças, porém, desde o início os fiéis permanecem lotando a Capela do Colégio Santo Antônio, na Sexta-Feira Santa, para, em contrito silêncio, acompanhar de perto a Agonia de Jesus na Cruz.

Seu título “Sermão das Sete Palavras” ou “Sermão dos Três Horas da Agonia” relembram as sete palavras de Jesus na cruz, A Cerimônia do Sermão das Sete Palavras, que integra a tradição católica, está diretamente relacionada com espiritualidade da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti.

Fundado pela Santa Paula Frassinetti, em Genova – Itália, a congregação chegou em Belém em 1877, a convite do 10° Bispo do Pará, Dom Macedo Costa, trazendo a missão educacional e as devoções próprias de seu carisma, entre alas, a devoção às “Três Horas de Agonia” realizada pela primeira vez, no dia 10 de abril de 1879.

A devoção do Sermão agradou a piedade popular, atraindo nos anos seguintes um número cada vez maior de fiéis. Entusiasmadas, as irmãs logo procuraram melhorar a ambientação da Capela do Colégio Santo Antônio, cuidando do visualização do ícone central, acima do Altar-Mor. Desta feita, encomendaram da Itália expressivas a bela imagens para compor o Calvário: Nosso Senhor Crucificado, Nosso Senhora das Dares, São João e Santa Maria Madalena; as quais aqui chegaram em 05 de abril de 1881. Tais ícones até hoje encantam os que visitam a Capela do Colégio Santo Antônio, sobretudo, os fiéis que acompanham o “Sermão das Sete Palavras”.

Fotos: Luiz Estumano