Na última reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Belém foi aprovada uma proposta para que todas as oito Regiões Episcopais da Arquidiocese passem a ter um Santuário Arquidiocesano.
O objetivo é que cada Santuários seja espaço de pelo menos duas Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, oração intensa, que cada um tenham temas específicos de pregação e atividades pastorais, realização de Simpósios Temáticos ou Encontros de Formação.
Atualmente a Arquidiocese de Belém possui dois Santuários. O primeiro fica na Região Episcopal Santa Maria Goretti, que é o Santuário Nossa Senhora de Nazaré.Criado no dia 31 de maio de 2006, pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta .
O segundo fica na Região Episcopal Santa Cruz, é o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, criado no dia 1 de maio de 2021, por Dom Alberto Taveira Corrêa.
A previsão é que seis novos santuários sejam criados a partir de 2023, ainda não há definição das datas. A instalação de cada um dos Santuários ocorrerá poucos a pouco, na medida em que suas estruturas forem adaptadas à nova missão que é confiada às respectivas Paróquias.
SANTUÁRIOS EXISTENTES
- Região Santa Maria Goretti: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – Círio de Nazaré e devoção mariana, Visitas da Imagem Peregrina às Regiões Episcopais e outras visitas, Livro das Peregrinações que preparam o Círio.
- Região Santa Cruz: Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: Devoção a Nossa Senhora Aparecida, Comunhão com a Igreja no Brasil e a CNBB, Congressos Mariais.
SANTUÁRIOS QUE SERÃO CRIADOS
- Região Sant’Ana: Santuário de São Judas Tadeu – Devoção popular a São Judas, pastoral das Ilhas e Pastoral dos Ribeirinhos.
- Região Menino Deus: Santuário Nossa Senhora das Graças, primeira Paróquia de Ananindeua, 80 anos em 2023: Devoção Mariana e da Medalha Milagrosa em Ananindeua, Peregrinações dos Municípios de Ananindeua e Marituba, Pastoral Catequética e Pastoral Juvenil.
- Região São Vicente de Paulo: Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa das Causas impossíveis: Pastoral Familiar e devoção específica a Santa Rita.
- Região Nossa Senhora do Ó: Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Ó, criada no dia 10 de outubro de 1868: Pastoral do Turismo, Dimensão Carismática da Igreja.
- Região São João Batista: Paróquia Santuário São João Batista: Nova Evangelização e Pastoral Litúrgica.
- Região Coração Eucarístico de Jesus: Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio, Pastorais Sociais, Pastoral da Saúde e dos Enfermos.
Foto: Pascom Santuário de Aparecida