Serão criados novos Santuários na Arquidiocese de Belém

Na última reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Belém foi aprovada uma proposta para que todas as oito Regiões Episcopais da Arquidiocese passem a ter um Santuário Arquidiocesano.

O objetivo é que cada Santuários seja espaço de pelo menos duas Celebrações Eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, oração intensa, que cada um tenham temas específicos de pregação e atividades pastorais, realização de Simpósios Temáticos ou Encontros de Formação.

Atualmente a Arquidiocese de Belém possui dois Santuários.  O primeiro fica na Região Episcopal Santa Maria Goretti, que é o Santuário Nossa Senhora de Nazaré.Criado no dia 31 de maio de 2006, pelo então Arcebispo Dom Orani João Tempesta .

O segundo fica na Região Episcopal Santa Cruz, é o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, criado no dia 1 de maio de 2021, por Dom Alberto Taveira Corrêa.

A previsão é que seis novos santuários sejam criados a partir de 2023, ainda não há definição das datas.  A instalação de cada um dos Santuários ocorrerá poucos a pouco, na medida em que suas estruturas forem adaptadas à nova missão que é confiada às respectivas Paróquias.

SANTUÁRIOS EXISTENTES

  1. Região Santa Maria Goretti: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – Círio de Nazaré e devoção mariana, Visitas da Imagem Peregrina às Regiões Episcopais e outras visitas, Livro das Peregrinações que preparam o Círio.
  2. Região Santa Cruz: Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: Devoção a Nossa Senhora Aparecida, Comunhão com a Igreja no Brasil e a CNBB, Congressos Mariais.

SANTUÁRIOS QUE SERÃO CRIADOS  

  1. Região Sant’Ana: Santuário de São Judas Tadeu – Devoção popular a São Judas, pastoral das Ilhas e Pastoral dos Ribeirinhos.
  2. Região Menino Deus: Santuário Nossa Senhora das Graças, primeira Paróquia de Ananindeua, 80 anos em 2023: Devoção Mariana e da Medalha Milagrosa em Ananindeua, Peregrinações dos Municípios de Ananindeua e Marituba, Pastoral Catequética e Pastoral Juvenil.
  3. Região São Vicente de Paulo: Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa das Causas impossíveis: Pastoral Familiar e devoção específica a Santa Rita.
  4. Região Nossa Senhora do Ó: Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Ó, criada no dia 10 de outubro de 1868: Pastoral do Turismo, Dimensão Carismática da Igreja.
  5. Região São João Batista: Paróquia Santuário São João Batista: Nova Evangelização e Pastoral Litúrgica.
  6. Região Coração Eucarístico de Jesus: Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio, Pastorais Sociais, Pastoral da Saúde e dos Enfermos.

Foto: Pascom Santuário de Aparecida

Compartilhe o post

Veja também

Fique sempre por dentro de todos os nossos conteúdos

Conecte-se e acompanhe tudo em primeira mão