Em meio às comemorações dos 56 anos do Seminário São Pio X, completados no último dia 19 de maio, alguns seminaristas receberão ministérios de leitorado, acolitato e admissão às Ordens Sacras.

A cerimônia será no próprio Seminário São Pio X, nesta quinta-feira (02), durante a missa das 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos padres responsáveis pelos seminários.

Ao todo, serão 17 seminaristas que darão mais um passo rumo ao sacerdócio, destes, oito receberão o Ministério do Leitorado, quarto o Ministério do Acolitado e cinco serão admitidos às Ordens Sacras.

Esse processo é necessário na formação dos futuros padres, pois reforça o compromisso da vocação aos quais foram chamados junto a Igreja, como explica Padre João Paulo Celestino, reitor do Seminário São Pio X. “Esta é uma etapa importantíssima da caminhada de cada um deles, pois trata-se de uma verdadeira confirmação da Igreja acerca do discernimento vocacional de cada um. É a Igreja, mãe e mestra da Verdade que confirma os passos destes jovens rumo ao sacerdócio através do Rito de Admissão às Ordens Sacras e Instituição de Ministérios”.

Os seminaristas do 3° ano de Teologia receberão o Ministério do Acolitado, o os tornarão aptos para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, e santa missa, como distribuir a Sagrada Comunhão.

Já os que estudam o 2° ano de Teologia receberão o Ministério do Leitorado e passam a poder fazer a leitura da Palavra na durante a liturgia, tanto na missa como nos outros atos sagrados, exceto a leitura do Evangelho.

Nas Ordens Sacras os seminaristas, do 1 ° ano de Teologia, manifestam publicamente a vontade de se entregarem a Deus e à Igreja, para exercer ministério sagrado. E a Igreja, por sua vez, ao receber este oferecimento, escolhe-os e chama-os, a fim de que eles se preparem para a recepção da mesma Ordem Sacra a que aspiram. Desta forma, eles serão agregados regularmente entre os candidatos ao Diaconato ou ao Presbiterado.

Estes são passos que todos os seminaristas seguem para a chegada do tão sonhado dia da ordenação presbiteral.

Veja a lista dos candidatos:

INSTITUIÇÃO DE ACÓLITOS (3º DE TEOLOGIA)

• Alberto Diego Cardoso de Jesus
  • Alberto Felipe Oliveira Mendes
  • Antônio Tiago Cavalcante de Freitas
  • Luan Wendell França Figueiredo

INSTITUIÇÃO DE LEITORES (2º DE TEOLOGIA)

• Izidio Onofre Poty Goiás
  • Jael de Jesus Costa de Souza
  • Jean Danilo Barbosa Dourado
  • Leonardo Jose Pastana Sales
  • Luciano Pantoja dos Santos