Saber Escutar

Estamos em processo sinodal. Estamos fazendo um caminho juntos. Podemos perguntar: o que é preciso para que de fato sejamos igreja em estilo sinodal?

A primeira característica de uma igreja sinodal é: “saber escutar”. De fato, por si só, realizar um sínodo é colocar-se numa profunda atitude de escuta do que o Espírito Santo está sugerindo à Igreja arquidiocesana de Belém nesta mudança de época que estamos vivendo. A Igreja quer ouvir o Espírito para responder aos inúmeros desafios que brotam da realidade social de nosso povo.

Quem acompanha os discursos e homilias do Papa Francisco certamente tem notado que em muitas ocasiões ele convida a Igreja a adotar sempre mais um “estilo sinodal”. Com esta expressão ele quer dizer que a Igreja é, por vocação, o povo de Deus que caminha junto, que constrói comunhão em todos os níveis de sua composição: comunidade, paróquia, diocese.

Pensando em uma Igreja em estilo sinodal podemos dizer que para “fazer sinodalidade” “ocorre promover uma verdadeira cultura de comunhão”. A cultura de comunhão, fundada sobre o espírito de comunhão, produz uma mentalidade nova do viver eclesial que valoriza os esforços de todos.

Sabemos, entretanto, que uma tal cultura não se improvisa: exige “laboratórios” nos quais a atitude de pensar e de agir segundo um código comunional é formulada, praticada e transmitida.

Padre Hélio Fronczak
Secretário do Sínodo da Arquidiocese de Belém