A Arquidiocese de Belém dará início às atividades de 2023 do Seminário Arquidiocesano e Faculdade Católica de Belém (FCBEL), que ficam localizados no complexo São Pio X (BR 316, Km 6 – Águas Lindas, Ananindeua). O local conta também com o Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost, Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) e a Paróquia São Pio X.

Hoje (31) começa as atividades do Seminário São Pio X, com Santa Missa, às 19h, na Paróquia São Pio X, presidida pelo Arcebispos de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que dará posse e apresentará o Cônego Roberto Emilio Cavalli Júnior, como novo Reitor do Seminário São Pio X e Vigário Episcopal para o Diaconato Permanente. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de TV, canal 30.1.

Atualmente o Seminário São Pio X conta com 50 jovens que estão em formação para em breve serem novos padres da Igreja de Belém. Destes 21 estão cursando Filosofia e 29 Teologia, na Faculdade Católica.

Faculdade Católica de Belém (FACBEL),  terá início o ano acadêmico, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, com missa presidida por Dom Alberto, que além de Arcebispo é o Grão Chanceler da FACBEL, às 7h50, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de TV

. Em seguida ocorrerá a aula inaugural com tema: “Os desafios atuais da educação cristã: entre tradição e pós-modernidade” com palestrante professor Dr. Victor Sales Pinheiro.

O momento contará com todos os alunos incluídos os seminaristas da Arquidiocese de Belém e outras Circunscrições Eclesiásticas e Congregações que estudam na Faculdade Católica.

História, Reconhecimento do MEC e novo curso

A Faculdade Católica tem como mantenedora o Instituto Dom Vicente Zico (INVIZI), com intuito de ser uma Instituição de Ensino Superior que oferecia os cursos de Filosofia e de Teologia. Com a chegada à Arquidiocese, Dom Alberto deu continuidade ao processo, o que resultou na implantação da Faculdade Católica de Belém (FACBEL), em 21 de junho de 2016 conforme portaria nº 521, celebrando os 400 anos da cidade de Belém e da Evangelização em solo amazônico.

Hoje a FACBEL é referência da formação Filosofia e de Teologia, não só para seminarista, mas para sociedade como todo, motivo de ter alcançado nota máxima do Mec no ano de 2022.

Atualmente a faculdade Católica conta com o curso de Teologia, que tem a nota cinco, que é a nota máxima que um curso de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e de Filosofia com nota quarto. A FACBEL conta ainda com os cursos de pós-graduação em Catequese e Gestão e Docência do Ensino Superior, além de cursos livres. Está previsto para o segundo semestre deste ano, a implantação do Curso de Direito. Todas as informações podem ser adquiridas no site da instituição facbel.edu.br ou por telefone: (91) 4009-1550.

Foto: Facbel