A Arquidiocese de Belém comunica que este ano não haverá o tradicional livro de reflexão quaresmal, o que seria a 27ª edição do Retiro Popular, de autoria do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Foram 26 anos ininterrupto de produção do periódico, que propõe um aprofundamento espiritual em preparação para Páscoa do Senhor. Para escrita do mesmo, são meses de dedicação, o que requer muito esforço e ajuste de agenda, para não comprometer as demais atividades do episcopado.

No entanto, devido a recuperação da saúde que o arcebispo passou ao longo dos últimos meses e por orientações médicas, a agenda teve que ser reduzida, infelizmente tendo que cancelar muitos eventos e algumas atividades, dentre elas a redação do livro Retiro Popular.

No mês de novembro o Arcebispo foi diagnosticado com coagulo na cabeça, mediante exames de rotina. Após 45 dias de acompanhamento médico e redução de atividades enfim veio a notícia de sua recuperação completa. Voltando às atividades normais apenas em janeiro deste ano.

SOBRE O RETIRO POPULAR

O Retiro Popular é um roteiro oracional que propõe uma vivência profunda da quaresma, com os olhos fitos na graça maior para o cristão, a Páscoa. Com propostas diárias de leitura orante da Palavra de Deus, reflexão da Palavra, leituras espirituais, roteiros de práticas de piedade, como a Via Sacra, Rosário e Ladainha. Indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, em caminhada para a Vigília Pascal. Um guia prático, que o Arcebispo convida a se preparar para Semana Santa e a viver este tempo de penitência, conversão, caridade e recolhimento.

Dom Alberto já publicou 26 edições, por ocasião da Quaresma, o livro “Retiro Popular”, sendo 21 pela Editora Canção Nova, mesma editora que já publicou outros títulos, como o livro “É Cristo que vive em mim” e a coleção de meditações “Aos pés do Senhor”, em quatro volumes, entre outros títulos.