Foro: Salim Wariss

Em comunhão com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe ocorrido em 2021 e o Sínodo Geral dos Bispos convocado pelo Santo Padre para o ano de 2023, a Arquidiocese de Belém se prepara para o relançamento de seu Sínodo Arquidiocesano, como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8, 8).

O retorno das atividades será neste sábado (05), após dois anos suspenso devido a pandemia, das 7h30 às 12h, no Centro de Cultura de Formação Cristã – CCFC (BR 316- Km 6, em Ananindeua). Que reunirá o clero, integrantes das pastorais, movimentos, serviço, as forças vivas da Igreja de Belém.

Sínodo teve como primícia a Assembleia Pastoral Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 2017, que findam em revisar as ações da Igreja local e propor novos caminhos da evangelização, bem como a renovação da vida pastoral na Arquidiocese de Belém.

A programação segue até agosto e conta com etapas paroquiais, regionais e arquidiocesana, onde se realizará estudos, retiros, pesquisas e reflexões sobre diversos temas da vida da Igreja. As etapas contam com participação de sacerdotes, diáconos, líderes das forças vivas e todos aqueles que estão engajados na vida paroquial. Durante as atividades também estão previstas consultas e participações com as instituições civis.

Após as etapas específicas paroquiais, com base nos estudos, haverá a etapa regional, onde representantes das regiões episcopais, são oito na Arquidiocese, realizam estudos sobre os dados levantados e estratificam para melhor análise. Concluída esta etapa, se tem a grande Assembleia Geral, que acontecerá de 5 a 7 de agosto, com a participação de todos os representantes das assembleias específicas.

O objetivo do sínodo é tornar a Arquidiocese cada vez mais Igreja de portas abertas, como afirma o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa. “O sínodo oferece imensa riqueza de conteúdo para a nossa fé e a prática da vida de Igreja, ajudando-nos a edificar a cada dia o “caminhar juntos” que a Igreja propõe com o tema da sinodalidade e nossa Arquidiocese, que quer ser uma Igreja de Portas Abertas, para que nossas cidades se encham da alegria genuína, fruto da presença de Cristo”.

A conclusão do sínodo também contribuirá com a realização do Sínodo Geral dos Bispos convocado pelo Santo Padre.

Sínodos

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”.

O sínodo é uma assembleia eclesiástica convocada para tratar de assuntos relacionados à Arquidiocese/diocese, com ajuda do clero e leigos. É necessário para melhorar o serviço pastoral e ocorre em toda a igreja. A exemplo disso foi Sínodo da Amazônia realizada em 2019, em Roma, e contou com a participação dos bispos da Amazônia

E para 2023 o Papa Francisco convoca toda a Igreja a percorrer o caminho rumo ao Sínodo “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.