A Sexta-Feira Santa, é dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Neste dia os católicos são convidados a relembram os últimos momentos do Senhor, com encontro da Virgem Maria, com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as duas três horas de agonia no madeiro, a morte e traslado para o sepulcro.

Toda a programação da Arquidiocese de Belém na Sexta-feira da Paixão faz memórias aos últimos momento do Senhor, começado a com a Procissão do Encontro, que terá a saída da imagem do Senhor dos Passos, às 7h da Basílica Santuário de Nazaré (Praça Santuário s/n) ao encontro com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana s/n, Comércio), que sairá da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), às 8h.

imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus no caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

O percurso da procissão sairá da Basílica, AV Nazaré, Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana com Presidente Vargas, Manuel Barata, Travessa Padre Prudêncio com Gaspar Viana até a Igreja das Mercês. Ao longo da procissão serão realizadas sete paradas.

Basílica Santuário, Colégio Santa Catarina, AV. Nazaré entre Benjamin e Dr. Morais, Casa da Linguagem, Hospital Pio XII, Capela Santo Antônio e Igreja das Mercês.

Já, às 8h, a Imagem de Nossa Senhora das Dores, sairá da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), ambas seguem em procissão para o encontro que ocorre na Igreja Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana s/n, Comércio).

A programação sairá da Igreja de São João Batista e seguirá com paradas na Trav. Joaquim Távora, Rua Dr. Malcher, Rua Padre Champagnat até a Rua Siqueira Mendes: Trav. Dom Bosco até a Dr. Assis, Rua Cap. Pedro Albuquerque até a Rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, Av. Portugal, Rua 16 de Novembro Até o Igreja Nossa Senhora das Mercês

SERMÃO DO ENCONTRO

Padre Cleiton Marcos da Silva Liker

Após a procissão as Imagens Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores chegam Igreja das Mercês, onde às 10h, ocorre o Sermão do encontro proferido pelo Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, Vice-reitor do Seminário São Pio X e Administrador da Área Missionária São Paulo Apóstolo e da Paróquia São Pio X. A programação terá transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos.

Neste momento reflete o caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o Maior ato de amor. O Caminho do Calvário onde Jesus se ofertou por amor, já com o Seu coração depositado em nós, para que alcancemos a vida eterna.

Ao final do sermão, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde, no fim da tarde, às 17h, o Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, conduzirá a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida, 18h, ocorre o Sermão do Descendimento da Cruz.

Pregado do Sermão do Encontro 2022

Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, tem 39 anos, nasceu no dia 04 de setembro de 1982, Brasília DF. Foi ordenado padre no dia 6 de julho de 2014. Atualmente é Vice-reitor do Seminário São Pio X e Administrador da Área Missionária São Paulo Apóstolo e da Paróquia São Pio X.

Últimos Pregadores do Sermão

• 2020 e 2021– não houver por conta da Pandemia;
  • 2019– Padre Ivan da Silva Conceição;
  • 2018– Frei Paulo Alessandro Moreira Dias;
  • 2017– Padre Maurício Henrique Almeida dos Santos
  • 2016– Padre Francisco Assis Felintro de Oliveira;
  • 2015– Padre Adailson Oliveira da Silva;
  • 2014– Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz.