“Um dia de intensa reflexão, silêncio e orações”

Na sexta-feira, dia 07, a Igreja celebra a Sexta-Feira Santa, dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. E para reviver este que o momento ápice da fé cristã, os católicos relembram os últimos momento do Senhor, com encontro da Virgem Maria com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as três horas de agonia de Jesus no madeiro e a sua morte e traslado para o sepulcro.

O dia é de inteira reflexão com participação intensa de centenas de cristãos que lotam as ruas, capelas e igrejas da Arquidiocese, com a Procissão do Senhor dos Passos (7h – Basílica Santuário de Nazaré), e Nossa Senhora das Dores (8h – Igreja de São João Batista na Cidade Velha), Sermão do Encontro (10h – Igreja das Mercês), Sermão das Sete Palavras (12h – Capela do Colégio Santo Antônio), Ação Litúrgica da Paixão do Senhor (às 17h – Catedral e o Sermão do Descendimento da Cruz (18h – Catedral da Sé).

PROCISSÃO DO ENCONTRO

O dia começa com a Procissão do Encontro, às 7h, com a saída da Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré (Praça Santuário s/n) e às 8h sai a Imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São João Batista (Rua São João Diogo, Cidade Velha), ambas seguem em procissão para o encontro que ocorre na Igreja Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana s/n, Comércio), onde ocorrerá o Sermão do encontro às 10h.

Nosso Senhor dos Passos

A procissão sairá às 7h, da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e percorrerá AV. Nazaré, Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana com Presidente Vargas, Manuel Barata, Travessa Padre Prudêncio com Gaspar Viana até a Igreja das Mercês.

Ao longo da procissão serão feitos os sete passos  da paixão Jesus: 1º -Jesus entra em Agonia e sua sangue – Na saída da Basílica Santuário, 2º Jesus recebe o beijo de Judas e é preso- Em frente Colégio Santa Catarina de Sena, 3º Jesus é flagelado- Av. Nazaré entre Benjamin e Dr. Morais, 4º Jesus é coroado de espinhos- Em frente à Casa da Linguagem, 5º passo Jesus é condenado a morte- Em frente Hospital São Pio XII, 6º jesus recebe a cruz e carrega-a rumo ao calvário- Capela Santo Antônio e 7º passo Jesus morre na cruz- Paróquia Sant’Ana da Campina

A imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus no caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Nossa Senhora das Dores

A procissão sairá às 8h com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, que também simboliza a caminhada de Nossa Senhora ao encontro de seu filho. O trajeto contempla a Trav. Joaquim Távora, Rua Dr. Malcher, Rua Padre Champagnat até a Rua Siqueira Mendes, Trav. Dom Bosco até a Dr. Assis, Rua Cap. Pedro Albuquerque até a Rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, Av. Portugal, Rua 16 de Novembro Até a Igreja Nossa Senhora das Mercês.

As sete paradas refletem as sete dores de Maria: 1ª Profecias de Simeão (Lucas 2, 34-35); 2º A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2, 13-21)​​; 3º A perda do Menino Jesus no templo (Lucas 2, 41-51); 4º Encontro com Jesus caminhando para a morte (Lucas 23, 27-31); 5º A morte de Jesus na Cruz (João 19, 25-27); 6º Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27, 55-61); 7º A sepultura de Jesus (Lucas 23, 55-56)​.   As paradas serão realizadas  quatro ao longo do percurso, as outras três serão no Abrigo João de Deus, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Catedral Metropolitana.

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

SERMÃO DO ENCONTRO – 10h Igreja das Mercês

Após a procissão as Imagens Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores chegam à Igreja das Mercês, onde às 10h, ocorre o Sermão do Encontro este ano proferido pelo Padre Francisco Assis Felintro de Oliveira, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de NazaréA programação terá transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos.

Neste momento reflete o caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o Maior ato de amor. O Caminho do Calvário onde Jesus se ofertou por amor, já com o Seu coração depositado em nós, para que alcancemos a vida eterna.

Ao final do sermão, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde, no fim da tarde, às 17h, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, conduzirá a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida, 18h, ocorre o Sermão do Descendimento da Cruz, este ano com o Diácono Leandro Guerra.

Pregador do Sermão do Encontro 2023 (Biografia)

Padre Francisco Assis Felintro de Oliveira, sacerdote Barnabita, Paraense, nascido em Capitão Poço, no dia 21 de agosto de 1974. Ingressou no Seminário dos Barnabitas em fevereiro de 1992. Cursou filosofia no extinto SEMACON da Arquidiocese de Belém. Fez o ano canônico de noviciado em 30 de abril de 1995.

No dia 01 de maio de 1996, fez a primeira profissão religiosa e tomada de hábito na Capela do Seminário Mãe da Divina Providência em Benevides. Em setembro do mesmo ano foi enviado à Roma Itália, para iniciar os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Urbaniana. Após três anos, concluiu o bacharelado em Teologia.

Em 1999 iniciou o mestrado em Antropologia Cristã na Pontifícia Faculdade Teresianum em Roma. Foi ordenado sacerdote em 18 de agosto de 2001. Exerceu várias funções no decorrer desses vinte e dois anos de ministério.

Atuou como, ecônomo no Seminário Barnabitas de Benevides, vice mestre de noviciado em Brasília. Foi pároco em Vigia de Nazaré-PA, Samambaia DF e na Mooca em São Paulo. Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém de 2015 a 2016, retornando em fevereiro de 2022 à essa missão onde se encontra até o presente momento.

Últimos Pregadores do Sermão: Padre Cleiton Marcos da Silva Liker (2022); 2020 e 2021 – não houver por conta da Pandemia; Padre Ivan da Silva Conceição (2019); Frei Paulo Alessandro Moreira Dias (2018); Padre Maurício Henrique Almeida dos Santos (2017); Padre Francisco Assis Felintro de Oliveira (2016); Padre Adailson Oliveira da Silva (2015); Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz (2014).

Foto; Luiz Estumano, Salim Wariss e arquivo pessoal

Receba as últimas notícias