Solenidade de Santa Maria de Belém
31/08/2023

A Arquidiocese de Belém celebra nesta sexta-feira, 1º de setembro, Santa Maria de Belém, padroeira da Igreja de Belém e da Capital Paraense, com Missa Solene em todas as paróquias.

A Catedral Metropolitana de Belém inicia a Solenidade com Sessão Solene na Câmara Municipal de Belém, às 10h, em homenagem a Santa Maria de Belém. No início da noite haverá às Vésperas às 18h, seguidas pela Missa Solene (19h), presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém. A festa do dia será concluída com programação cultural.

A Procissão em honra de Santa Maria de Belém ocorrerá no domingo, dia 3 de setembro, às 18h, saindo da Catedral Metropolitana com o seguinte percurso: Rua Dr. Assis, Rua Joaquim Távora, Igreja de São João, Praça Felipe Patroni, Praça Dom Pedro, Rua Padre Champagnat retornando à Catedral. Após a chegada, será celebrada uma Santa Missa, seguida de uma programação cultural.

A festividade de Santa Maria de Belém encerra neste domingo, 3 de setembro, e tem como tema “Com Maria a caminho de Belém”.  A programação começou no último sábado (25), com diversos momentos como oração do terço às 18h, seguida do Louvores a Maria (18h30) e Santa Missa às 19h, finalizando as noites com o tradicional Arraial, feito com comidas típicas e noites temáticas com apresentações de artistas locais.

Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Belém

A devoção a Nossa Senhora de Belém vem desde a criação da cidade de Belém, com a chegada da expedição portuguesa à região, o capitão português Caldeira Castelo Branco fundou a freguesia de Santa Maria de Belém do Grão Pará, em 1616. Os Papas, quando criaram a diocese e elevaram-na a Arquidiocese, deram também como padroeira Santa Maria de Belém conservando o nome da cidade. (Saiba mais detalhes da história).

PROGRAMAÇÃO DA FESTIVIDADE DE SANTA MARIA DE BELÉM
NA CATEDRAL METROPOLITANA

31/08 (Quinta) – Peregrinação do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio
– 18h – Terço