Solenidade de Nossa Senhora do Carmo
15/07/2020

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (16) dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas. Na Arquidiocese de Belém a programação será na capital e no município de Benevides, com transmissão pelas redes sociais.

Em Belém

A programação está sendo realizada na Igreja do Carmo (Tv. Dom Bosco, 69-109 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-210), desde segunda-feira (13) com celebração do tríduo. Amanhã (16), dia da Padroeira, haverá santa missa, às 7h, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e, às 9h, a celebração será conduzida pelo Padre Alberto Bresciani, sacerdote Salesiano.

O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, preside às 12h e o Cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé, conduz às 18h. Em todas as celebrações haverá benção dos escapulários.

A programação terá lives pelo canal do Youtube: Colégio do Carmo Belém, às 19h30, com shows de artistas locais. A festividade este ano traz com tema “Sob o olhar materno de Maria”. Para as missas presenciais é necessário a retirada dos tickets na Secretaria da Catedral de Belém (Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA), em horário comercial (8h às 12h e das 14 às 17h),

Em Benevides

A programação contará com Santa Missa Solene presidida por Dom Alberto, às 8h, no Carmelo de Santa Teresinha (Alameda José de Oliveira França s/n – Centro, Benevides – PA, 68795-000). Já, às 18h30, a celebração será na Igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (Avenida Augusto Meira Filho, Benevides – PA, Brasil),  presidida pelo Pároco Padre Hélio Fronczak.

A festividade na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo começou no dia 12 e segue até domingo (19), este ano com tema “Vamos abrir nossas portas!”. No dia 19, às 9h, a imagem de Nossa Senhora do Carmo será levada em carro aberto pelas ruas no município.

O município de Benevides, pertencente a região metropolitana de Belém, celebra amanhã, dia 16, feriado municipal, dia em que de acordo com a tradição, a matriz paroquial é muito procurada para celebrações de Nossa Senhora do Carmo com Círio das Crianças. Porém este ano não haverá a tradicional procissão, em conformidade com as orientações de prevenção ao Covid-19 e o protocolo de volta das atividades da Arquidiocese de Belém.

Devoção

A história de Nossa Senhora do Carmo e da Ordem dos Carmelitas tem grande “participação” dos profetas, e grande intervenção de Maria, que protegeu estes monges durante o Século XII quando foram perseguidos pelos muçulmanos e fugiram para a Europa, elegendo São Simão Stock como o superior geral.

São Simão Stock tem grande importância, pois enquanto ele intercedia em um terço, no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo apareceu diante dele com um escapulário em suas mãos e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo àquele que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.