Nesta sexta-feira (15), ocorre a abertura do Sínodo da Arquidiocese de Belém, formado por uma assembleia de clérigos, consagrados e leigos visando auxiliar o Arcebispo na disseminação do bem às comunidades. O evento de abertura será realizado no Centro de Cultura de Formação Cristã (CCFC), localizado na BR 316- km6, das 8h às 13h.
O Sínodo da Arquidiocese tem como tema “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At 8,8), o evento fruto da Assembleia Pastoral Arquidiocesana 2017, tem por objetivo traçar novos caminhos da evangelização e renovação da vida pastoral. Com isso, proporcionar estudos sobre os formatos e estruturas de ação pastoral.
O Sínodo seguirá até o junho de 2020. Entre as atividades previstas destaca-se: Assembleia Paroquial nos meses de fevereiro e março; realização do retiro sinodal nas oito Regiões Episcopais; seminário com a sociedade sobre o Sínodo; sessão do Sínodo com Setor Juventude, padres, diáconos, religiosos, comunidades, movimentos. Já na fase de finalização, do dia 11 a 28 de junho de 2020, a realização de Assembleias Conclusivas do Sínodo, com representantes do povo de Deus.
No período do mês de novembro de 2019 a janeiro de 2020, as paróquias das oito Regiões Episcopais, realizarão momentos de reflexão acerca da Igreja e missão, na ocasião, a realização da Assembleia Paroquial, onde participam padres, diáconos, seminaristas e comunidades pertencentes à paróquia. Após a Assembleia será elaborado um levantamento sobre a realidade da Igreja de Belém.
Abertura do Primeiro Sínodo Arquidiocesano
A partir das 8h desta sexta-feira (15), com Santa Missa, no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) recebe os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, novas comunidades, líderes de pastorais, grupos e movimentos. Às 9h15, ocorre a solenidade de abertura com a apresentação do Sínodo e exibição do documentário “A Igreja contemplando desafios pastorais”.
Em seguida, a palavra de abertura com o Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa. Logo após, o Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro, aborda a temática “Desafios pastorais e busca de respostas”. Padre Hélio Fronczack explica aos participantes sobre “O sentido do Sínodo”. Na segunda parte do evento de abertura, Monsenhor Raimundo Possidônio, apresenta o “Caminho Sinodal”, seguida do momento de reflexões com perguntas e respostas sobre a temática. O encerramento será feito por Dom Alberto, com a Benção final.
Programação
08h – Boas vindas aos participantes: bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos (as), Novas Comunidades, líderes de pastorais, comunidades, grupos, movimentos.
08h30 – Santa Missa
09h15 – Solenidade de abertura
- Comentário: Introdução sobre o Sínodo
- Documentário: A Igreja contemplando desafios pastorais
09h45 – Palavra de Abertura
10h00 – Desafios pastorais e busca de respostas (Palestra)
10h20 – O sentido do Sínodo (Explicativo)
10h40 – Intervalo
11h00 – Apresentação do caminho Sinodal
11h20 – Momento de aprofundamento: perguntas e respostas
11h30 – Entrega de subsídios
11h45– Benção Final