Semana Santa 2018
21/03/2018

Arquidiocese de Belém do Pará inicia os preparativos para o momento maior da fé Católica: a Solenidade da Páscoa. Período marcado pela Quaresma, que começou no dia 14 de fevereiro e encerra na manhã da quinta-feira Santa 29  de março e a Semana Santa tendo como ápice a Páscoa de Nosso Senhor, no dia 1° de abril.

No dia 25, Domingo de Ramos, a partir das 8h30, haverá a benção e procissão, que sairá da Igreja de Santo Alexandre para a Catedral de Belém, onde ocorrerá a Santa Missa Celebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar, celebrara a Missa de Ramos com a Pastoral das Ilhas, às 9h. Já nas demais Paróquias da Arquidiocese a Missa de Ramos será celebrada pelos seus Párocos.

SEMANA SANTA

QUARTA-FEIRA SANTA – DIA 28: Traslado da Imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz) da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Missa celebrada pelo Cônego Roberto Cavalli Junior, Cura da Sé, às 18h.

QUINTA-FEIRA SANTA – DIA 29: Celebração da Missa do Crisma, na Catedral de Belém, às 8h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como demais Clero Arquidiocesano, onde será feita a benção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais.

A noite será Celebrada a Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava pés, na Catedral de Belém, a partir das 18h, presidida pelo Cônego Roberto Cavalli Junior. Dom Irineu Roman celebrará às 19h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua e as demais Paróquias contaram com seus Párocos.

SEXTA-FEIRA SANTA – DIA 30: a programação começa às 7h, com saída da procissão com a Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré. Já às 8h, sairá a procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), para encontro na Igreja de Senhora das Mercês, onde haverá o encontro das duas imagens, às 10h, seguido do SERMÃO DO ENCONTRO, este ano com Frei Alessandro Moreira Dias, Vigário Episcopal para Vida Religiosa e Pároco da Paróquia de São José de Queluz.

Ainda na sexta-feira Santa, às 12h, começa o Sermão das Sete Palavras com Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Capela do Colégio Santo Antônio. Em seguida, às 17h, ocorrerá a Ação Litúrgica da Páscoa da Cruz na Catedral da Sé com celebração de Dom Irineu Roman, ao término terá Sermão do Descendimento da Cruz, proferido pelo Cônego Roberto Cavalli Junior e em seguida a Procissão do Senhor Morto.

SABÁDO SANTO – DIA 31: Ocorrerá a Vigília de Páscoa, na Catedral de Belém a partir das 21h, com Missa celebrada por Dom Irineu Roman. Já Dom Antônio de Assis Ribeiro celebrará Missa da Vigília de Páscoa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Vitória. Os demais padres da Arquidiocese celebrarão em suas Paróquias com horários próprios.

DOMINGO DE PÁSCOA – 1º de ABRIL: Dom Antônio Celebrará, às 7h30, a Santa Missa da Páscoa com a Paróquia de São Benedito, localizada na Passagem São Benedito, sem número, com a Passagem Santa Maria, bairro do Barreiro. Também celebra com a Paróquia de Jesus Ressuscitado, às 18h, localizada na Travessa Ourém, número 53, Conjunto Médici I, Bairro Marambai.

Por sua vez, Dom Irineu Roman, preside celebração, às 9h, com a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, atendida pela Pastoral das Ilhas. Já, às 18h30, celebra na Paróquia de São Benedito.

+ ENTENDA +

Mais Informações : Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém –  [email protected]  / 98926-2453 /32157002 – Alan Monteiro  e Alaíse Ribeiro