Santos Juninos
30/05/2023

Junho é um mês repleto de festividades na Arquidiocese de Belém, com destaque para as comemorações em homenagem aos Santos Juninos: Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29).

As celebrações começam com Santo Antônio, o santo casamenteiro, ocorrem de 31 de maio a 16 de junho em várias paróquias e capelas da região. Em seguida, é a vez de São João, cujas festividades serão de 16 a 25 de junho. Por fim, encerrando os festejos juninos, temos São Pedro e São Paulo, celebrados no dia 29 de junho, com eventos que se estendem de 24 de junho a 2 de julho. É um período animado e marcado por devoção religiosa e tradições culturais.

SANTO ANTÔNIO

Iniciando a programação, temos a celebração de Santo Antônio, o mais popular entre os “Santos Juninos”, padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas, sendo conhecido como santo casamenteiro. A celebração na  Arquidiocese de Belém ocorrerá de 31 de maio a 16 de junho nas paróquias e capelas, comunidades dedicadas a Santo Antônio, assim como na Paróquia São Francisco (Capuchinhos.

Na Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos (Travessa Castelo Branco,1541, São Brás), a festividade começa na quarta-feira (31), e segue até o dia 13 de junho, com o tema “Santo Antônio e o Menino Jesus: Da Encarnação à Cruz”. A programação diária conta com trezena seguida de missa às 7h, 11h45 e às 18h15, e a programação cultural tem início às 19h30. Na segunda-feira (12), durante as missas, ocorrerá a tradicional bênção dos namorados. Já na terça-feira (13), dia de Santo Antônio, a programação conta com a bênção dos pães às 8h, 10h, 13h e 17h, seguida da Santa Missa às 7h, 12h e, para encerrar, a missa às 18h seguida da Procissão de Santo Antônio.

Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Rua dos Tamoios,1875, Batista Campos), a festividade começa no dia 1º de junho e segue até o dia 13, com o tema “Fraternidade e Fome”, o mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2023. A festividade conta com missas diárias às 6h30, 12h e 19h, e trezena às 17h. A programação cultural ocorrerá após a missa das 19h às sextas, sábados e domingos. No sábado(10), haverá casamento comunitário, no domingo (11) durante as missas, será realizada a tradicional bênção dos animais, e na segunda-feira (12), a bênção dos namorados. Na terça-feira, dia 13, dia de Santo Antônio, haverá missa às 6h30, 12h, 17h e 19h. Após a missa das 17h, ocorrerá a saída da procissão com a imagem de Santo Antônio, partindo da Capela (rua dos Tamoios) em direção à Igreja Matriz, na rua Fernando Guilhon.

Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua (Praça Santo Antônio, 2212, Coqueiro), a festividade terá o tema “Santo Antônio de Pádua, doutor da verdade, fiel mensageiro do tesouro da Igreja” e será realizada de 1º a 13 de junho. A programação diária conta com trezena às 18h30 e missa às 19h, seguida de programação cultural. A Procissão de Santo Antônio ocorrerá no domingo (11), com saída da paróquia às 17h, seguida pela Santa Missa. Na terça-feira, dia do padroeiro, haverá missa às 7h e às 19h, com programação cultural durante a noite.

Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba (Passagem Bom Jesus, 140, Guamá), a festividade ocorrerá de 1º a 16 de junho, com o tema “Santo Antônio, vocação viva de Cristo, em palavras e obras!”. A programação conta com trezena e Santa Missa às 19h, seguidas de programação cultural. No domingo, dia 11, haverá procissão após a missa das 7h, e no dia do padroeiro (13), será realizada a Missa Solene às 19h, seguida de programação cultural.

Capela Santo Antônio – Centro de Evangelização (Praça Dom Macedo Costa- Campina, ao lado do Hospital Ordem Terceira), a festividade ocorrerá de 1º a 13 de junho. A programação conta com missas às terças, quartas e sextas, sempre às 18h30. Às quintas, a missa ocorre às 12h20; aos sábados, às 18h; e aos domingos, às 9h30. No dia 13, a programação conta com missa às 12h e 18h30. Também haverá programação cultural com venda de comidas típicas.

SÃO JOÃO BATISTA

São João será o próximo homenageado com a celebração no dia 24 de junho, e as festividades ocorrerão entre os dias 16 e 25 de junho, na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças – Icoaraci e na Igreja de São João Batista – Cidade Velha, pertencente à Catedral de Belém.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Encerrando os tradicionais festejos de junho, temos São Pedro, celebrado no dia 29, data que também comemora o dia do Papa. Nesse dia, são celebrados São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica, protetor das viúvas, e São Paulo, padroeiro da imprensa, dos escritores e dos editores.As festividades vão ocorrer de 24 de junho a 2 de julho na Paróquia São Pedro e São Paulo – Guamá, e na Paróquia São Pedro Pescador – Mosqueiro

Informações à Imprensa

• Paróquia São Francisco de Assis- Capuchinhos – Vera Sampaio 9284-5641 – Pastoral da Comunicação – PASCOM