Santos Juninos: São joão Batista
15/06/2022

Dando continuidade as festividades dos Santos Juninos, a partir de nesta quinta-feira (16) começam os festejos de São João Batista na Arquidiocese de Belém. Celebrado no dia 24 de junho, São João Batista é o santo padroeiro das amizades e das grávidas.

Na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Praça São Pio XII, Icoaraci) a festividade será de 16 a 26 de junho, com o tema “Com São João Batista, levar Deus aos homens e os homens a Deus”.  A abertura será nesta quinta-feira (16), às 18h, com Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

A programação da festividade conta diariamente com missa às 19h, presidida por padres convidados, arraial com comidas típicas e atrações culturais. No sábado (18), às 16h, terá o Cortejo do Mastro de São João Batista, com saída da Comunidade de Santa Rita de Cássia para Igreja Matriz.

No dia do Padroeiro, 24 de junho, a programação começa às 8h30, com Ladainha de São João no Mercado Municipal de Icoaraci.

A Missa Solene será às 19h, presidida  pelo Padre Erick Araújo, vigário paroquial. Em seguida sairá a Procissão Luminosa que percorrerá as ruas de Icoaraci. A festividade encerra no dia 26, com Santa Missa presidida pelo pároco Padre Agostinho Cruz.

Na Igreja de São João (Rua João Diogo – Cidade Velha), capela da Catedral de Belém, a festividade será de 22 a 26 de junho, com tema “É preciso que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). A programação terá missa às 18h, celebrada por padres convidados, arraial com venda de comidas e atrações culturais a partir das 19h30.

Na sexta-feira (24), dia de São João terá missa às 7h e 11h.   Pela tarde, às 17h  o  Cônego Roberto Cavalli,Cura da Catedral, presidirá a Santa Missa e em seguida sairá procissão com a Imagem de São João pelas ruas próximas a Igreja. A festividade encerra no domingo com missa celebrada pelo vigário da Catedral, Padre João Paulo de Mendonça Dantas.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro