Programação da Quinta-Feira Santa
06/04/2020

Desde o Domingo de Ramos (05), onde se recordou a entrada de Jesus, em Jerusalém, símbolo da humildade aclamado pelo povo, a Igreja iniciou a Semana Santa. Após o período da Quaresma em oração, jejum e penitência católicos do mundo inteiro deu início à vivência da Semana Santa de uma forma diferente e especial.

Na Quinta-Feira Santa (09), toda a Igreja de Belém participa da Missa da Ceia do Senhor, com transmissão ao vivo, às 18h, diretamente da Catedral Metropolitana, pelos meios de comunicação da Arquidiocese. A partir da celebração da Ceia do Senhor, dia da instituição da Eucaristia, dar-se início ao Tríduo Pascal (Ceia do Senhor, Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa), ou seja, a missa contínua, terminando somente no Domingo de Páscoa.

Na Quinta-Feira Santa, recorda-se a última ceia e o gesto do lava-pés, na noite em que Jesus foi entregue, Ele se ofereceu a Deus e seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e Vinho, entregando aos Apóstolos para que tomassem e pediu para que eles oferecessem aos seus sucessores. Na última ceia Jesus, então, instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz ao longo dos séculos até a Sua volta. Este dia também lembra através do gesto do lava-pés o que Jesus deixou para o seu povo a humildade e o amor profundo ao próximo, bem como, os Sacramentos da Eucaristia, Sacerdócio e o mandamento do amor.

Como recomenda o Missal Romano para a Quinta-Feira Santa,“segundo antiga tradição da Igreja, proíbe-se neste dia qualquer Missa sem povo”. Porém, a Santa Sé, deu concessão para que fosse celebrada sem a presença dos fiéis, excecional, devido à situação em que o mundo está vivendo. Outro momento, omitido, será o rito do lava-pés, onde o sacerdote lava os pés dos fiéis, lembrando o gesto de Jesus com seus Apóstolos. E ainda, a não realização da procissão do Santíssimo Sacramento que ficará no Sacrário. A procissão do Sacramento, tradicionalmente, leva o Santíssimo para um lugar reservado para os fiéis O adorarem.

Santos Óleos

Na última segunda-feira (06), fiéis acompanharam na Catedral Metropolitana, a transmissão da Missa do Crisma, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, onde celebrou-se a benção dos Santos Óleos, é um rito que faz parte da celebração da Quinta-feira Santa, transferida excecionalmente, para o dia mencionado.

Na celebração se abençoou o óleo dos catecúmenos e enfermos, e a consagração do óleo do Crisma. Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal. O Óleo do Crisma, é utilizado nas unções consacratórias dos seguintes Sacramentos da Confirmação é o símbolo principal da consagração, Ordenação Episcopal e Ordenação sacerdotal. O Óleo dos Enfermos é um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Transmissão

Devido a Pandemia do Covid-19, como medida de segurança, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A programação nas Igrejas será de portas fechadas e sem fiéis, estes poderão acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém  (Rádio 91,3 FMTV Nazaré canal 30.1, Portal (www.fundacaonazare.com.br), bem como as Mídias Sociais da Arquidiocese. As demais paróquias transmitem suas programações por suas próprias mídias.