Programação da Quarta-Feira Santa – Procissão Luminosa do Senhor dos Passos
13/04/2022

“Como um cordeiro que se conduz ao matadouro, Ele não abriu a boca.”

(Is 53, 7)

Nesta quarta-feira (13) os fiéis podem participar da procissão Luminosa com a Imagem do Senhor dos Passos, suspensa desde 2019. A saída será da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Santa Missa, que iniciará às 18h, presidida pelo Padre Francisco Monteiro Ferreira (Padre Red) – Vigário Paroquial na Catedral Metropolitana.

A imagem do Senhor dos Passos sairá em procissão da Catedral, após a bênção do padre, e seguirá pelas ruas da Cidade Velha, Campina, com uma parada na Paróquia Santíssima Trindade. Depois segue pela Rua Gama Abreu e Av. Nazaré com chegada na Basílica Santuário, onde ficará em Vigília até Sexta-Feira Santa (15).

Na manhã da Sexta-Feira Santa, a imagem sairá em procissão para Igreja das Mercês, local do encontro com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, às 10h, onde terá o Sermão do Encontro, que teve a última edição realizada em 2019.

Esse ano o pregador será o Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, Vice-reitor do Seminário São Pio X e Administrador da Área Missionária São Paulo Apóstolo e da Paróquia São Pio X.

O encontro da Imagem do Senhor dos Passos com a Imagem de Nossa Senhora das Dores marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos. É um momento em que meditamos o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus; é um momento de profunda reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o Seu nascimento até a Sua morte na cruz. Jesus sofreu a paixão e a Virgem sofreu a compaixão, por nós.

A imagem do Senhor dos Passos

Representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido em tons de marrom e grená deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

Serviço:

Traslado da imagem do Senhor dos Passos da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré.

Data e hora: quarta-feira (13) sair depois da missa das 18h

Sugestão de Entrevistado:

Na Saída – na Catedral:

• Cônego Roberto Cavalli, Cura da Sé.
  • Padre Francisco Monteiro Ferreira Vigário.

Na chegada:

• Padres Barnabitas
  • Assessoria: 4009-8436 / [email protected] – Karol Coelho 91 99187-7196)
  • Mais informações
    Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém