Posse dos novos cônegos
28/06/2024

A Arquidiocese de Belém apresentará neste domingo, 30 de Junho, os novos cônegos  do Cabido Arquidiocesano. A cerimônia será com missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 19h, na Catedral de Belém.

Na ocasião  Dom Alberto dará posse aos  novos membros do Cabido:  Padre Ozenildo Dias de Figueiredo: vigário judicial da Arquidiocese de Belém,   Padre Plínio Moraes Pacheco: mestre de Cerimônias da Arquidiocese e Pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado, e Padre João Paulo de Figueiredo Celestino: Pároco da Paróquia Menino Deus e professor na Faculdade Católica de Belém.

O Cabido é o colégio de presbíteros, ao qual compete auxiliar o Arcebispo Metropolitano em tudo aquilo que o mesmo  confiar ou que determina o direito, também é responsável em cuidar dos bens culturais da Arquidiocese de Belém e avaliar e aprovar todos os projetos de construções de templos e edificações relativas ao culto, atividades pastorais e obras sociais.

Constituído por 12 sacerdotes, sendo membros vitalícios e efetivos. Por limitações, de idade ou enfermidade, o novo membro deve ser eleito pelo colegiado, sendo então constituído como membro do Cabido pelo Arcebispo. Desta forma, procedeu-se à realização das mudanças. Os cônegos Jayme Pereira e Cláudio Barradas, tornaram-se cônegos eméritos. E o Cônego Ronaldo Menezes assumiu o ofício de vigário geral da Arquidiocese, recebendo, assim, o título de Monsenhor, próprio deste cargo, renunciando ao cabido

Nova Formação do  Cabido

Compõem o Cabido, o Cônego Emérito Jayme de Moura Pereira, Cônego Emérito Cláudio de Souza Barradas,  Cônego Antonio Beltrão Ribeiro Filho, Cônego Cristóvão Santos Freitas, Cônego Sebastião Fialho,  Cônego Joel Lopes Oliveira, Cônego José Gonçalo Vieira, Cônego Sílvio da Silva Trindade, Cônego Vladian Silva Alves, Cônego José Luís Alves Fernandes e Cônego Roberto Emilio Cavalli Junior  e  partir do dia 30 de junho, farão parte Padre João Paulo de Figueiredo Celestino,  Padre Ozenildo Dias de Figueiredo e Padre  Plínio Moraes Pacheco.

Cabido Arquidiocesano de Belém

O Cabido Catedral – terceiro mais antigo do Brasil – foi estabelecido pelo primeiro Bispo de Belém, Dom Frei Bartolomeu do Pilar, em 16 de setembro de 1724. Em 11 de outubro de 2015, por meio de decreto, Dom Alberto Taveira Corrêa restabeleceu o Cabido levando em consideração ao quarto centenário de evangelização da Amazônia e os 400 anos da fundação de Belém e do início da Evangelização na Amazônia e a comemoração dos 300 anos da criação da Diocese  de Belém do Grão Pará, comemorado em 2019.

A última mudança ocorreu em setembro de  2017, com a nomeação do Cônego José Luís Alves Fernandes e do Cônego Roberto Emilio Cavalli Junior. Que  sucederam os Cônegos Jaime Barbosa Sidônio e Djalma Lopes da Costa,  que faleceram em 2016 e 2017.

Novos  Membros do cabido

Padre Ozenildo Dias de Figueiredo, é natural de Belém, nascido no dia 21 de  outubro de 1973. Foi ordenado padre no dia  15 de janeiro de 2004, por Dom Vicente Zico.   Atualmente é  Vigário judicial do Tribunal  Eclesiástico da Arquidiocese de Belém e  assistente sacramental da Área Missionária  São João Bosco.   Padre Nildo, é mestre em direito canônico pela Universidade de Santa Cruz.

Padre Plínio Moraes Pacheco, natural de Belém, nascido no dia 17 de   dezembro de 1981 e ordenado no dia 06 de julho de 2011, por Dom Alberto Taveira Corrêa. Atualmente  é Pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado, Juiz  do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Belém  e mestre de Cerimônias da Arquidiocese.

Padre João Paulo de Figueiredo Celestino, natural de Belém do Pará, nascido no dia 07 de  junho de 1984 e ordenado no dia 19 de junho de 2010, por Dom Alberto Taveira Corrêa. Padre João Paulo, foi reitor do  Seminário São Pio X até 2022.  Atualmente é Pároco da Paróquia Menino Deus e professor na Faculdade Católica de Belém.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]
Alaíse Ribeiro ( DE FÉRIAS)