Paróquia São Sebastião encerra festejos pelos 70 anos de evangelização na Sacramenta
19/09/2024

Nesta sexta-feira, 20, a Arquidiocese de Belém finaliza as comemorações pelos 70 anos de instalação da Paróquia São Sebastião, na Avenida Senador Lemos, nº 3880. A celebração se dará com Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida de Show com o Ministério Filhos da Consolação.

As celebrações tiveram início em 20 de setembro de 2023 e culminam com uma vasta programação neste final de semana, iniciando na próxima quinta-feira (20) com Adoração ao Santíssimo Sacramento ao longo do dia, a tradicional novena de São Sebastião que acontece ao meio dia. Às 19h, ocorre a Santa Missa com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Após a missa, show da banda Filhos da Consolação com a participação do Padre Francisco Cavalcante, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro.

No sábado, 21, haverá o tradicional Festival do Açaí ao longo do dia, iniciando às 10h e seguindo até às 16h. Às 19h, haverá a Santa Missa com a apresentação do cartaz da Festividade de São Sebastião 2025.

Neste ano celebrativo os fiéis refletiram o tema, “Fica conosco, Senhor” (Lucas 24,29).

Histórico – Localizada no bairro da Sacramenta, em Belém, a Paróquia São Sebastião tem suas origens com a chegada do Padre Sebastião Swerts, da Ordem dos Padres Crúzios, em 1939. Foi ele quem celebrou a primeira missa na comunidade do bairro da Sacramenta. Com a chegada de outros confrades da Ordem, foi se expandindo a evangelização no bairro com o aumento das atividades pastorais, como: Catequese, Pastoral dos Jovens, grupos de Oração, Movimento Mariano, entre outros.

Em 1953, em virtude do VI Congresso Eucarístico Nacional, realizado na capital paraense, foi realizada uma grande celebração com a população e lançada a pedra fundamental da nova paróquia. Era o dia 20 de setembro de 1953. A cerimônia foi presidida pelo então Arcebispo de Belém, Dom Mário de Miranda Villas Boas. A construção do templo se deu em tempo recorde devido ao grande número de voluntariado de todas as idades nos serviços braçais da obra.

Um ano depois, em 20 de setembro de 1954, foi então erigida canonicamente a Paróquia São Sebastião, sendo desmembrada da Paróquia da Santa Cruz. A Paróquia São Sebastião foi também um polo de forças vivas que lutaram em causas sociais do bairro, como a busca por melhorias no saneamento básico e moradia digna para a população. Após a saída dos Padres Crúzios, em 1998, a Paróquia ficou sob os cuidados dos Padres Providentinos, e agora está sob a liderança dos Padres Diocesanos, com o Padre Moisés Matos como pároco.

A Paróquia é hoje composta por quatro Áreas de Evangelização, correspondentes aos quatros evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, as quais abarcam diversas comunidades. Além disso, possui pastorais, grupos de serviços, movimentos e Ministérios.

No dia 20 de setembro de 2023, a Paróquia São Sebastião celebrou seus 70 anos (1953-2023) de instalação e missão no bairro da Sacramenta, dando início a um ano inteiro de intensas atividades de evangelização e missão, com procissões com a imagem do padroeiro todo dia 20 de cada mês saindo das comunidades ao redor da paróquia, incentivo à adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades sociais, como emissão de documentos e atividades recreativas para as crianças do bairro.

Ao longo do ano de 2023-2024, marcos foram sendo construídos e revitalizados no território paroquial, como a instalação da imagem do padroeiro na praça localizada em frente à igreja matriz, revitalização do salão paroquial e da capela no interior da matriz.

Serviço:

Encerramento das comemorações de 70 anos de fundação da Paróquia São Sebastião.

Local: Paróquia São Sebastião, Avenida Senador Lemos, 3880, Sacramenta.

Dia e hora: sexta-feira, 20 de setembro de 2024, 19h.

Entrevistados:

• Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.
  • Padre Moisés Matos, pároco.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará
Padre Leonardo Monteiro  e  Alaíse Ribeiro – 3215-7001/ 98926-2453 / [email protected]