Instalação da Paróquia Ascensão do Senhor
15/12/2022

A Arquidiocese de Belém terá a instalação de mais uma paróquia neste próximo domingo (18), a Paróquia Ascensão do Senhor (Quadra Trinta e Sete, esquina das ruas SN4 e WE1 – Conjunto Uirapuru – Icuí-Guajará, Ananindeua-PA), que foi instalada como Área Missionária em 15 de dezembro de 2021.

A nova Paróquia terá como matriz a Ascensão do Senhor e contará com mais oito comunidades: Santo Antônio, Nosso Senhor dos Passos, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Imaculada Conceição. O território geográfico da nova paróquia abrange um raio de 1,6 km 2.

A Paróquia receberá, na mesma celebração, seu primeiro pároco, o Padre Leonardo Monteiro, que também comemora seu primeiro ano de sacerdócio. A cerimônia iniciará às 07h30 na Escola Francisco Paulo Mendes. De lá, todo o povo de Deus seguirá num festivo cortejo até a nova Matriz Paroquial, onde às 8h, acontecerá a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação.

Em comemoração pela instalação paroquial os fiéis estão sendo preparados com uma extensa programação desde a quinta-feira (15), quando às 15h será exposto o Santíssimo Sacramento para Adoração que culminou com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Ainda na programação ocorre oração do Santo Terço e celebrações que marcam um Tríduo, sempre na Matriz Paroquial Ascensão do Senhor (Quadra Trinta e Sete, esquina das ruas SN4 e WE1 – Conjunto Uirapuru – Icuí-Guajará, Ananindeua).

Dom Carlos Verzeletti, Bispo de Castanhal-PA, presidirá a Santa Missa de Abertura do Tríduo. O convite ao bispo se fez pela sua história com a comunidade, quando em 2001 presidiu a primeira Santa Missa, na Escola Francisco Paulo Mendes, e deu nome naquela celebração à então Comunidade Ascensão do Senhor.

Na sexta-feira (16), os paroquianos da Paróquia Santo Inácio de Loyola celebram com a participação de seu pároco, Padre Edvaldo Amaral, na Santa Missa às 19h. No sábado é a vez da Paróquia São José Operário, paróquia-mãe da nova comunidade paroquial, celebrar a festa. Padre Ailton Melo conduz celebração às 19h. Em todas as noites, após as celebrações haverá momentos culturais com vendas de comidas.

E o dia 18, domingo, será o grande dia da comemoração dos paroquianos da Ascensão do Senhor, pois além da criação da paróquia, com posse de seu primeiro pároco, neste dia também será celebrado o primeiro aniversário sacerdotal do Padre Leonardo Monteiro.

Às 07h os fiéis serão recepcionados na Escola Francisco Paulo Mendes, nas proximidades da Igreja Matriz, em seguida ocorrerá uma pequena cerimônia de recepção ao povo e às autoridades, logo depois terá início um solene e festivo cortejo até a Igreja onde o povo será recebido com o canto do Te Deum, em seguida iniciará a Santa Missa.

Assessoria de Comunicação Social da Arquidiocese de Belém
Alan Monteiro e Alaíse Ribeiro