A Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Praça Vera Cruz 262, Centro de Ananindeua, será elevada a categoria de Santuário neste domingo (27) Este evento histórico marcará o sétimo Santuário na Arquidiocese de Belém. A cerimônia de elevação terá início às 19h, com missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Menino Deus.
O Santuário se tornará um centro de devoção a Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa, além de ser um local de peregrinação para os Municípios de Ananindeua e Marituba, bem como para as Pastorais Catequética e Juvenil. Suas atividades incluirão celebrações eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, intensa oração, simpósios temáticos e encontros de formação.
Cirio e Devoção a Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças é celebrada pela Igreja Católica em 27 de novembro. Na Arquidiocese de Belém, a devoção a Nossa Senhora das Graças é particularmente forte no bairro de São Brás, no distrito de Icoaraci, bem como no município de Ananindeua. Em Ananindeua, Nossa Senhora das Graças é a padroeira da cidade, com sua devoção iniciada antes da fundação do município. A Paróquia de Nossa Senhora das Graças foi estabelecida em julho de 1943, no mesmo ano em que ocorreu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças. Este ano, o Círio alcança sua 80ª edição, com o tema “Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança”.
Com a elevação da Paróquia a Santuário, o tradicional Círio de Ananindeua, realizado historicamente no terceiro domingo de agosto, passará oficialmente para o quarto domingo de novembro, coincidindo com o mês da padroeira,que este ano será no dia 26 de novembro.
Em São Brás, a devoção a Nossa Senhora das Graças começou em 1949, quando ocorreu um evento extraordinário: um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, localizada na Av. Conselheiro Furtado, onde hoje se encontra a Capela dedicada a Santa.
Em Icoaraci, a devoção começou com as romarias dos moradores à capela de Nossa Senhora em São Brás. Em 1952, foi realizado o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças, inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Inicialmente, ocorria no segundo domingo de novembro, mas anos depois a data foi fixada para o quarto domingo, mais próximo do dia da Padroeira. Este ano o Círio de Icoaraci, chega a 71° edição com tema ” Maria, cheia de graça,ensina-nos a viver como escolhidos” e ocorrerá no dia 26 de novembro. Neste domingo(27) haverá apresentação do cartaz às 18h, no Santuário Nossa Senhora das Graças e São João Batista – Icoaraci .
Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ananindeua
A Paróquia Nossa Senhora das Graças, é a 12ª da Arquidiocese de Belém, foi fundada em 9 de julho de 1943, por Dom Jaime de Barros Câmara, quinto Arcebispo da Arquidiocese de Belém (1942 – 1943). Atualmente, a paróquia é administrada pelos padres Salesianos, com o Padre Francisco Alves de Lima como Pároco e os Vigários Paroquiais Padre Alzimar Farias de Araujo, Padre José Manoel de Jesus e Padre Antônio Carlos da Cunha Alves, responsáveis pela Igreja Matriz e outras 14 Comunidades.
Região Episcopal Menino Deus
A Região Episcopal Menino Deus foi estabelecida em 31 de agosto de 1991, por Dom Vicente Joaquim Zico, oitavo Arcebispo da Arquidiocese (1990 a 2004). É uma das mais antigas da Arquidiocese e foi desmembrada duas vezes: a primeira em 31 de maio de 2005, para a criação da Região São Vicente de Paulo, e a segunda em 26 de maio de 2019, para a criação da Região Nossa Senhora do Ó. Atualmente, a Região Episcopal tem o Padre Vandilson Sousa Lima como Vigário Episcopal.
A Região Menino Deus engloba Marituba e Ananindeua e conta com 17 paróquias: Bom Pastor, Menino Deus, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Sagrado Coração de Jesus (Distrito Industrial), Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Santíssimo Sacramento (Marituba), São Marcos, São Pio X e Santa Teresinha do Menino Jesus – Águas Lindas, além das Áreas Missionárias São Paulo Apóstolo, Perpétuo Socorro (Canaã), Área Missionária Santíssima Trindade, São Pio de Pietrelcina e São José do Verdejantes.
Santuários Arquidiocesanos
O primeiro Santuário, dedicado à Nossa Senhora de Nazaré do Desterro e localizado na Região Episcopal Santa Maria Goretti, foi criado em 31 de maio de 2006 por Dom Orani João Tempesta, então arcebispo. O Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Região Episcopal Santa Cruz, é o segundo Santuário Arquidiocesano, criado em 1º de maio de 2021.
O terceiro é o Santuário São Judas Tadeu, estabelecido em 26 de janeiro de 2023, na Região de Sant’Ana. O quarto é o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, criado em 24 de junho de 2023, e o quinto é Nossa Senhora do Ó, criado em 20 de agosto de 2023.
Próximos Santuários
O sexto Santuário, dedicado a Santa Rita de Cássia, será instalado amanhã, 25 de agosto de 2023. Já o último será instalado em 8 de setembro, encerrando o ciclo de instalações, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio, na Região Coração Eucarístico de Jesus, concluindo o objetivo de ter um santuário em cada Região Episcopal.
Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa
Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, é uma figura central na devoção católica. Sua veneração remonta ao ano de 1830, quando a Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré, uma noviça da Congregação das Filhas da Caridade, em Paris, França. Durante essa aparição, Maria revelou o desenho da Medalha Milagrosa, que se tornaria uma das mais populares e reconhecidas medalhas religiosas do mundo. Esta medalha é associada a inúmeras graças e milagres, e sua devoção se espalhou globalmente. No Santuário que será elevado em Ananindeua, a devoção a Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa ocupará um lugar de destaque, proporcionando aos fiéis um local para expressar sua fé e buscar as bênçãos e graças associadas a essa devoção especial.